Publicidade
Publicidade
21/11/2000
-
11h18
da Reuters, em São Paulo
O mercado brasileiro de Internet ainda está longe de uma consolidação, já que grandes players internacionais chegaram ao país há pouco tempo, segundo o diretor de negócios on line da Microsoft no Brasil, Osvaldo Barbosa de Oliveira.
"Agora as empresas estrangeiras estão vindo para cá. As líderes têm uma escala de negócios que permite fazer investimentos mundiais significativos como nenhuma empresa local", disse Oliveira, citando como exemplos Yahoo, America Online e MSN, portal da Microsoft.
As empresas iniciaram operações locais bem depois do líder de mercado, o Universo Online (UOL), que fincou sua marca na rede brasileira em abril de 1996, nos primórdios da Internet no país.
A Yahoo! disponibilizou a versão em português do portal há pouco mais de um ano, enquanto a AOL iniciou operações brasileiras no final de 1999.
"As companhias locais aproveitaram uma janela de oportunidades enquanto as estrangeiras estavam preocupadas em expandir para outros mercados", disse Oliveira.
A própria MSN Brasil, apesar da pré-estréia em outubro de 1998 e do lançamento em abril de 1999, só agora resolveu lutar de verdade por uma fatia maior do mercado.
Dentro de uma campanha de marketing mundial orçada em US$ 150 milhões, cerca de US$ 6,5 milhões são destinados ao Brasil.
"Não estamos saindo do zero. Já temos uma das maiores bases de usuários de e-mail gratuito do país, com 1,2 milhão de cadastrados no Hotmail", disse Oliveira.
Os portais estrangeiros - mesmo suas versões em inglês - mantêm posições de destaque nos rankings de audiência on line no Brasil.
De acordo com a Media Metrix, em outubro, os domínios Yahoo.com e MSN.com aparecem em segundo e quinto lugares, respectivamente, na classificação de portais.
Os outros sete endereços entre as 10 maiores audiências são de páginas em português, com UOL e BOL nas duas primeiras colocações. O Yahoo.com.br aparece em nono, e o MSN.com.br sequer aparece entre os 10 primeiros.
O MSN foi criado pela Microsoft em janeiro de 1998 nos Estados Unidos. Atualmente, está presente em 33 países e disponível em 17 idiomas.
O portal oferece ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas e mecanismo de busca, e é considerado uma peça-chave dentro da estratégia ".NET" da gigante de software, que prevê a integração de todos os produtos e serviços da companhia de Bill Gates na plataforma on line.
Mercado de Web está longe de se consolidar no Brasil, diz Microsoft
Publicidade
O mercado brasileiro de Internet ainda está longe de uma consolidação, já que grandes players internacionais chegaram ao país há pouco tempo, segundo o diretor de negócios on line da Microsoft no Brasil, Osvaldo Barbosa de Oliveira.
"Agora as empresas estrangeiras estão vindo para cá. As líderes têm uma escala de negócios que permite fazer investimentos mundiais significativos como nenhuma empresa local", disse Oliveira, citando como exemplos Yahoo, America Online e MSN, portal da Microsoft.
As empresas iniciaram operações locais bem depois do líder de mercado, o Universo Online (UOL), que fincou sua marca na rede brasileira em abril de 1996, nos primórdios da Internet no país.
A Yahoo! disponibilizou a versão em português do portal há pouco mais de um ano, enquanto a AOL iniciou operações brasileiras no final de 1999.
"As companhias locais aproveitaram uma janela de oportunidades enquanto as estrangeiras estavam preocupadas em expandir para outros mercados", disse Oliveira.
A própria MSN Brasil, apesar da pré-estréia em outubro de 1998 e do lançamento em abril de 1999, só agora resolveu lutar de verdade por uma fatia maior do mercado.
Dentro de uma campanha de marketing mundial orçada em US$ 150 milhões, cerca de US$ 6,5 milhões são destinados ao Brasil.
"Não estamos saindo do zero. Já temos uma das maiores bases de usuários de e-mail gratuito do país, com 1,2 milhão de cadastrados no Hotmail", disse Oliveira.
Os portais estrangeiros - mesmo suas versões em inglês - mantêm posições de destaque nos rankings de audiência on line no Brasil.
De acordo com a Media Metrix, em outubro, os domínios Yahoo.com e MSN.com aparecem em segundo e quinto lugares, respectivamente, na classificação de portais.
Os outros sete endereços entre as 10 maiores audiências são de páginas em português, com UOL e BOL nas duas primeiras colocações. O Yahoo.com.br aparece em nono, e o MSN.com.br sequer aparece entre os 10 primeiros.
O MSN foi criado pela Microsoft em janeiro de 1998 nos Estados Unidos. Atualmente, está presente em 33 países e disponível em 17 idiomas.
O portal oferece ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas e mecanismo de busca, e é considerado uma peça-chave dentro da estratégia ".NET" da gigante de software, que prevê a integração de todos os produtos e serviços da companhia de Bill Gates na plataforma on line.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas