Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2000 - 15h39

Aula de piano online torna Chopin cibernético

Publicidade

da Reuters, em Nova York

O estudante novato de piano Andy Kossowsky começou a tirar um ritmo de blues com dois dedos, mas seu professor rapidamente detectou o som artificial e rapidamente lembrou o sobre o dedilhado apropriado e sobre a posição das mãos.

Pode parecer uma lição de piano tradicional, mas Kossowsky estava praticando em seu teclado eletrônico em sua casa em Fords, Nova Jérsei, enquanto Andrew Gordon dava instruções pela Internet a partir de seu estúdio na Califórnia.

A aula era parte da tentativa da empresa canadense OnlineConservatory.com de fazer com que tocar piano seja tão fácil quanto navegar na Web.

Há seis meses, a empresa passou a oferecer lições de piano interativas. Desde janeiro mais de 800 estudantes em 55 países tiveram aulas online, em gêneros como clássico, blues, jazz, country e hip hop. A empresa de Newfoundland tem oferecido aulas-teste grátis.

O lançamento formal será em setembro. O público alvo são estudantes em todos os níveis, adultos que precisam de horários flexíveis, compradores de teclados e moradores de áreas rurais.

"Muitos professores de música têm horários muito rígidos e exigem que você pague por muitas semanas de aulas. Com este produto você só precisa sair da cama e tomar uma lição de piano. Não precisa pentear o cabelo ou se vestir- só precisa tocar'', disse Kossowsky, 31, que teve quatro aulas online.

A empresa espera atrair 140 mil estudantes em quatro anos e captar 3% do mercado americano de aulas de música, avaliado em US$ 2 bilhões. A empresa espera obter lucro em dois anos.

A OnlineConservatory.com deverá anunciar em julho seus serviços em conjunto com uma fabricante de teclados.

Também poderá oferecer livros de música, material didático e outros produtos por meio de acordos de licenciamento.

A novidade foi criticada por professores tradicionais de piano, para quem nem o melhor teclado eletrônico consegue reproduzir o sentimento e a ressonância dos pianos acústicos.

As aulas online requerem uma interface compatível com piano ou teclado, placa de som, microfone e auto falantes. O preço de um teclado MIDI varia de 300 a milhares de dólares.

Os professores online ditam seus próprios preços, mas a média cobrada é de US$ 20 por aulas de meia hora. Por enquanto, somente aulas de piano estarão disponíveis, mas a empresa quer expandir para guitarra e instrumentos de sopro. Depois, virão os concertos online.


Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página