Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2007 - 18h46

Cerimônia do "Oscar da internet" reúne David Bowie e Beastie Boys

Publicidade

da France Presse, em Nova York

David Bowie subiu ao palco, os Beastie Boys perguntaram se alguém poderia consertar seu computador: as mais variadas celebridades se reuniram ontem em Nova York para o 11º prêmio Webby, o "Oscar da internet", que condecora de blogs a publicidade na rede.

O Webby, que acontece todos os anos e é considerada a principal premiação para sites, publicidade interativa e vídeos on-line, recebeu neste ano o recorde de 8.000 inscrições de mais de 60 países e distribuiu prêmios em quase 70 categorias.

Stephen Chernin/AP
David Bowie foi um dos ganhadores do Webby Awards; o cantor brincou em discurso
David Bowie foi um dos ganhadores do Webby Awards; o cantor brincou em discurso

Uma das características especiais da cerimônia é que os ganhadores tiveram um limite de cinco palavras para seus discursos, uma regra rigorosamente controlada pelo público, com exceção dos prêmios especiais.

"Só posso usar cinco palavras?", perguntou Bowie. "Droga, com isso já foram cinco." A lenda do rock recebeu um prêmio pela trajetória de sua carreira, por pressionar os limites da arte e da tecnologia com a UltraStar, sua companhia de mídia digital que cria conteúdo on-line para as bandas Rolling Stones e Police. Ele também administra a BowieArt, site que põe em contato artistas visuais emergentes e colecionadores, e a BowieNet, comunidade on-line, site para fãs, blog e loja, lançada em 1998.

Lucas Jackson/Reuters
Os três integrantes do Beastie Boys subiram ao palco para receber troféu da internet
Os três integrantes do Beastie Boys subiram ao palco para receber troféu da internet

O trio de hip hop Beastie Boys ficou com o prêmio de artista do ano por ter abraçado a tecnologia e passado a aceitar arquivos digitais em MP3 como formato musical e por um recente projeto de vídeo musical baseado em material produzido por fãs.

"Amamos a internet. E os computadores", disseram os integrantes do grupo em seu discurso, antes de perguntar: "Alguém pode consertar meu computador?".

Jurados

Os ganhadores são selecionados pela Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais, com 550 membros, entre os quais o criador dos Simpsons, Matt Groening, a colunista e escritora Arianna Huffington e o gigante de Hollywood Harvey Weinstein.

O periódico satírico The Onion, que levou dois prêmios na categoria humorística, foi vaiado por exceder o limite de palavras, com um discurso de dois minutos que lembrava os agradecimentos mais insossos do Oscar.

Os co-fundadores do YouTube, Steve Chen e Chad Hurley, que tiveram a brilhante idéia de colocar vídeos em um site compartilhado, receberam o Webby na categoria personalidade do ano pelo mais que bem-sucedido site.

"Devemos todo o nosso sucesso a vocês e à comunidade YouTube", declararam, dizendo ainda: "nunca pensamos que o YouTube chegaria a tantas pessoas".

Protesto

Tanto a BBC quanto o jornal britânico "The Guardian" utilizaram seu tempo para pedir a libertação do jornalista da BBC Alan Johnston, seqüestrado em março na Faixa de Gaza.

Já os mais de 200 milhões de usuários do site de leilões eBay receberam um prêmio pela trajetória, por participarem de "um fenômeno cultural" que "mudou definitivamente a maneira como as pessoas se conectam, descobrem e interagem umas com as outras".

Alguns dos discursos mais divertidos daqueles que respeitaram o limite das cinco palavras foram: "Prometi mencionar a patroa" e "Obrigada mamãe, seja lá quem você for".

No entanto, foram os organizadores da comunidade on-line Facebook que resumiram o sentimento de muitos dos presentes à cerimônia: "Estou aqui só pra ver o Bowie".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página