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05/12/2000 - 19h00

AltaVista vai encerrar serviço de acesso gratuito à Internet

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da Reuters, em Palo Alto

O mecanismo de busca AltaVista confirmou hoje que deve encerrar seu serviço de acesso gratuito à Internet no próximo domingo porque a 1stUp, sua afiliada que provia o serviço, está saindo do mercado.

O site tinha mais de 3 milhões de usuários inscritos no serviço de acesso, que provê aos clientes uma conexão à Internet sem nenhum custo em troca de uma janela que exibe anúncios permanentemente na tela do usuário.

Diversos provedores de acesso gratuito à Internet tiveram sucesso no início do ano, causando preocupações em relação à concorrência com provedores pagos, como a America Online. Mas, recentemente, com o mau tempo do mercado de publicidade na Internet e questões sobre a viabilidade desse modelo de negócio, muitos provedores gratuitos saíram do mercado.

Enquanto a indústria da Internet reconsidera o valor dos banners, muitos analistas dizem que os anúncios publicados por serviços gratuitos têm as menores taxas de cliques da publicidade on line. "Pensamos que o modelo de negócios do acesso gratuito à Internet está em risco", disse uma porta-voz do AltaVista.

A 1stUp, assim como o AltaVista, é uma divisão da CMGI, encubadora sediada em Boston que auxilia novos negócios na Internet e está sob processo de reestruturação. No mês passado, a CMGI já havia afirmado que fecharia a 1stUp e outras de suas propriedades.

Segundo a AltaVista, foram realizados acordos para transferir os assinantes para o serviço de acesso à Internet da Microsoft (MSN), que deve fornecer conexão gratuita aos usuários do AltaVista por três meses.

Também segundo a porta-voz do AltaVista, mesmo que o acesso gratuito tenha dirigido mais tráfego para o site, o serviço nunca gerou lucros. O encerramento dos serviços da 1stUp não deve, no entanto, afetar os planos de um IPO (Initial Public Offering) do AltaVista no próximo ano.
 

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