Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2007 - 10h15

Editores baseados na internet são alternativa ao Office

Publicidade

MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo

Para muita gente, instalar programas para trabalhar é coisa do passado. Inúmeros sites oferecem as mesmas funções de softwares como os que compõem o pacote Office e trazem uma série de vantagens.

A primeira é que a grande maioria dessas aplicações são gratuitas. Mediante um cadastro e a criação de uma conta já é possível colocar a mão na massa e iniciar os trabalhos.

Outra vantagem é que os dados são armazenados no servidor das empresas que fornecem as aplicações, o que faz com que possam ser acessados de qualquer micro conectado.

Se você viaja com freqüência ou costuma compartilhar sua máquina, trabalhar com programas on-line pode ser mais conveniente, além de facilitar as criações em grupo.

Também pode ser mais seguro, já que, se seu computador apresentar um problema técnico ou for perdido, os dados continuarão sãos, salvos e acessíveis. Por outro lado, os documentos podem ficar mais suscetíveis a ataques virtuais.

Os programas baseados na internet também são mais versáteis, pois não têm problema de compatibilidade.

Você pode criar um documento em um micro que utilize Windows e apresentá-lo em outro que utilize Mac OS, por exemplo. Algumas aplicações também interagem com documentos criados em programas como os do Microsoft Office.

Mas as desvantagens também existem. Uma fica por conta da dependência da internet: se não houver uma conexão disponível, não é possível continuar nem apresentar o que já foi feito.

A outra é o limite de armazenamento, que pode ser inferior ao que o usuário precisa e que certamente será menor do que o disponível na máquina.

Opções

Com uma conta no Google, o internauta pode acessar o Google Docs & Spreadsheets (docs.google.com), que permite fazer upload de documentos criados no Word e no OpenOffice.

Ele formata textos, conta palavras, checa ortografia e grava histórico para resgatar versões anteriores.

Já o editor de planilhas tem interface simples e menus organizados, um deles só para fórmulas. É possível compartilhar documentos com outros usuários, selecionando quais terão acesso a quais documentos.

Outra boa opção de escritório on-line é o Think Free (www.thinkfree.com). Com editor de texto, de planilhas e de apresentações, ele oferece 1 Gbyte de espaço de armazenamento e compartilhamento de arquivos.

O site gOffice (www.goffice.com) também oferece editores on-line e cria documentos em PDF. Gratuito e sem limite de armazenamento, ele oferece fontes diferenciadas e ferramentas para decorar e personalizar os arquivos, além de amostras de texto que podem servir de modelo para trabalhos --tudo em inglês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página