Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2000 - 04h56

Conheça dicas que ajudam a economizar tinta e papel

Publicidade

JOSÉ ANTÔNIO RAMALHO, da Folha de S.Paulo

As impressoras jato de tinta já caíram nas graças dos usuários domésticos. Motivos: preço e qualidade de impressão.

No entanto o custo dos suprimentos é significativo: dependendo do uso da impressora, é possível que, em uma ou duas semanas, o usuário gaste com cartuchos de tinta o equivalente ao preço da máquina.

Acompanhe a seguir dicas para tornar mais econômico o uso de sua impressora. Fique atento a novos lançamentos. Manter impressoras antigas pode sair caro: imprimir uma página colorida em uma antiga impressora DeskJet 500C custa 2,5 vezes mais do que imprimir a mesma página em uma impressora da linha 690.

As impressoras mais novas possuem tecnologia que aproveita melhor a tinta. Verifique as capacidades dos cartuchos, pois há impressoras que podem usar cartuchos de tinta com capacidades diferentes. Um cartucho de 40 ml custa menos do que dois de 20 ml.

Se quiser imprimir páginas da Internet, veja se o site fornece uma página formatada para impressão. Essa opção normalmente faz a impressão em preto-e-branco e sem gráficos, economizando tinta colorida e tempo. Aproveite recursos de edição dos programas.

O "Word", por exemplo, permite a impressão de duas ou mais páginas em uma só folha de papel. Quando esse recurso é ativado, as páginas são impressas na horizontal. A escolha de duas páginas por folha é perfeita para a maioria dos casos.

O tamanho das letras é bom, e há pelo menos uma economia de 50% de papel e tinta. Para ativar esse recurso, clique no menu Arquivo/Imprimir. Na caixa de diálogo, selecione no painel Zoom a quantidade de páginas por folha.

Algumas impressoras oferecem a possibilidade de imprimir em três modos: Normal, Alta qualidade e Econômico. Esses itens são destinados a regular a velocidade de impressão e não o consumo de tinta.

O modo econômico das impressoras HP ativa a impressão de rascunho, que é a velocidade máxima de impressão.

A página consome, porém, exatamente a mesma quantidade de tinta usada no modo de alta qualidade. No modo econômico, a cabeça de impressão passa apenas uma vez pela linha; nos demais modos, passa várias vezes, dispondo os pingos de tinta em posição mais adequada.

Se você imprime mais de 500 páginas/mês e não faz questão de cor nos documentos, considere a compra de uma impressora a laser.

Com preços variando entre R$ 800 e R$ 1.300, os modelos mais simples permitem a impressão de 3.000 a 6.000 páginas com um único cartucho de toner. Bem mais do que as 300 a 500 páginas de um cartucho de tinta.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página