Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2000 - 05h07

Programa envia show de slides para a rede

Publicidade

JOSÉ ANTÔNIO RAMALHO, da Folha de S.Paulo

O "PowerPoint 2000" possui um recurso que permite transformar um show de slides em uma página da Internet.

Essa função é muito útil para profissionais que fazem apresentações, pois eles podem colocar seus seminários e aulas em um site que pode ser consultado mesmo por quem não tem o "PowerPoint".

Se o internauta que acessar o arquivo possuir o "PowerPoint" instalado, um clique sobre ele abrirá a apresentação no próprio navegador.

Para que a audiência da apresentação seja maior, porém, é melhor sacrificar alguns recursos de animação e converter a apresentação para "HTML".

Essa tarefa é bastante simples. Como exemplo, iremos utilizar uma apresentação com apenas dois slides.

Carregue o "PowerPoint" e abra a apresentação que deseja converter. Clique no menu File e na opção Salvar como página da Web. A caixa de diálogo Salvar como será exibida, e você deverá digitar o nome da página no campo Nome do arquivo.

Se quiser mudar o título da página (que aparecerá na barra de título do navegador), clique no botão Alterar título, digite outro nome e pressione o botão Ok.

Se o botão Salvar for pressionado, a apresentação será gravada. O "PowerPoint" criará uma página "HTML" com o nome fornecido e organizará uma pasta com os arquivos necessários para a apresentação.

Essa pasta fica no mesmo diretório da página criada e tem o nome nomedapáginaarquivos.

Uma vez gravada a apresentação, o internauta deve copiar o arquivo "HTML" e a pasta para o servidor da Internet que hospeda o seu site.

O "PowerPoint" permite ao usuário configurar a apresentação na Internet. Para fazer isso, é preciso clicar no botão Publicar antes de pressionar o botão Salvar. Na caixa de diálogo exibida, é possível selecionar quais slides serão convertidos.

No painel Suporte ao navegador, pode ser escolhida a qualidade (resolução) da apresentação. A opção Microsoft Explorer 4 é o padrão e faz uma cópia bastante fiel dos slides.

Para que mais usuários possam visualizar a apresentação, principalmente aqueles com navegadores mais antigos, selecione a segunda opção desse painel.

Para observar a diferença de qualidade entre os dois ajustes, o leitor
pode acessar uma mesma apresentação gravada nos dois modos.

No endereço www.ramalho.com.br/teste2.htm, encontra-se aquela de melhor qualidade; em www.ramalho.com.br/teste3.htm, a de menor resolução.

Outras configurações podem ser feitas para modificar a apresentação.
Clicando no botão Opções da Web, uma nova caixa de diálogo é exibida, trazendo quatro guias.

Na primeira (Geral), é possível trocar a cor de fundo e das letras da lista de slides e, na guia Imagem, é possível selecionar o tamanho de tela padrão para a criação de janelas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página