Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2000 - 17h58

Visanet deve lançar terminais sem fio em janeiro de 2001

Publicidade

da Folha Online

A Visanet, responsável pelo relacionamento dos estabelecimentos comerciais filiados ao sistema Visa, deve tornar disponível já em 2001 seus terminais sem fio para estabelecimentos comerciais. O sistema, que vem sendo desenvolvido desde 1999 em caráter experimental, teve pilotos em São Paulo e Búzios.

A empresa não divulga o valor total de investimentos, mas, segundo sua assessoria, cada terminal custará em torno de US$ 1.200. A estimativa da companhia é de que o sistema seja adotado em 15 mil restaurantes e 10 mil postos de gasolina em todo o país.

O uso nesses estabelecimentos permitiria que o terminal fosse levado ao consumidor, que não precisaria se deslocar até a base de conexão do terminal à rede.

"A vantagem dessa tecnologia fica por conta da segurança, uma vez que o cartão não sai da mão do portador nem de seu campo de visão, diminuindo assim o risco de fraudes", afirma José Sílvio Simões Pinto, diretor executivo de tecnologia da Visanet.

A tecnologia sem fio para redes vem sendo testada em alguns shoppings de São Paulo, como o shopping Morumbi, o SP Market e o Market Place.

Segundo Sílvio Simões, no shopping Morumbi, a rede sem fio já está operando. O tempo de resposta da rede para um terminal é de 7 segundos, e a disponiblidade da rede para os terminais, a cada tentativa de chamada, é de 99,8%. O diferencial da tecnologia é que ela dispensa a malha de cabeamento.

A rede de captura utilizada hoje pela Visanet possui sistemas e processos de monitoria que operam 24 horas por dia. A rede suporta, no Brasil, 160 mil terminais convencionais (que usam a rede de telefonia pública) presentes em 2.500 cidades. A rede conta com 170 pontos de presença em 89 localidades brasileiras.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página