Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2007 - 12h55

EUA querem levar programa de inclusão digital brasileiro à África

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse hoje que o governo dos Estados Unidos está interessado em levar o programa de inclusão digital brasileiro para países africanos.

Costa se reuniu hoje com o coordenador de Política Internacional de Comunicações dos Estados Unidos, David Gross, que mostrou interesse no programa Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão), que leva internet a mais de 3.000 comunidades em todo o país, entre elas aldeias indígenas e quilombolas.

"Estamos iniciando as conversas agora, mas surgiu a possibilidade de utilizar um projeto brasileiro bem-sucedido na África. Seria formada uma joint venture entre o Brasil e os Estados Unidos para levar o programa", declarou Costa.

Costa frisou que ainda é uma idéia inicial e, portanto, não há prazos nem estimativa de investimentos. A questão será levada à Casa Civil e ao Itamaraty para estudos.

Satélites

Na mesma reunião, o ministro pediu o apoio dos Estados Unidos na questão do lançamento de satélites, que poderá abrir uma briga entre Brasil e Colômbia na UIT (União Internacional de Telecomunicações).

O ministro explicou que a Colômbia, com o apoio da Venezuela, tem a preferência para lançamento de um satélite até setembro, que será colocado na chamada posição 67º. Como a Colômbia ainda não iniciou o processo de licitação para o lançamento, o governo brasileiro acredita que não haverá tempo hábil, e quer ter preferência no lançamento de um satélite brasileiro, que ficará na posição 68º e poderia ter interferência do colombiano.

A questão deverá ser discutida na conferência da UIT em novembro. "Para onde pender os Estados Unidos vai o satélite", resumiu Costa. "Esse satélite é muito importante porque será usado pelas Forças Armadas para segurança."

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página