Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2007 - 10h29

Aumenta número queixas sobre micros recebidas pelo Procon

Publicidade

GIEDRE MOURA
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Pela primeira vez, a categoria de computadores e acessórios figura na lista dos dez setores que mais receberam reclamações dos consumidores no ranking semestral do Procon-SP.

A pesquisa engloba o primeiro semestre de 2007, e a categoria informática aparece em oitavo lugar, sendo alvo de 415 reclamações -no total, a entidade recebeu 15.994 queixas. No mesmo período do ano passado, o segmento de computadores teve 220 queixas registradas.

Segundo o Procon-SP, a maior parte das reclamações se refere a defeitos dentro de prazos de garantia e consertos que não foram feitos no tempo previsto pelo Código de Defesa do Consumidor (30 dias).

Há também casos em que o consumidor procura a fabricante para obter a devolução do dinheiro --opção que a lei oferece no caso de descumprimento da regulamentação-- e a empresa nega.

Na opinião do consultor Ivair Rodrigues, da IT Data, o motivo para o aumento das queixas é que "as vendas estão aumentando muito, principalmente as de micros e notebooks mais baratos. O aumento das reclamações é uma conseqüência natural".

O setor que lidera em reclamações é o de telefonia fixa, com 3.434 queixas.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página