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Aumenta número queixas sobre micros recebidas pelo Procon
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GIEDRE MOURA
Colaboração para a Folha de S.Paulo
Pela primeira vez, a categoria de computadores e acessórios figura na lista dos dez setores que mais receberam reclamações dos consumidores no ranking semestral do Procon-SP.
A pesquisa engloba o primeiro semestre de 2007, e a categoria informática aparece em oitavo lugar, sendo alvo de 415 reclamações -no total, a entidade recebeu 15.994 queixas. No mesmo período do ano passado, o segmento de computadores teve 220 queixas registradas.
Segundo o Procon-SP, a maior parte das reclamações se refere a defeitos dentro de prazos de garantia e consertos que não foram feitos no tempo previsto pelo Código de Defesa do Consumidor (30 dias).
Há também casos em que o consumidor procura a fabricante para obter a devolução do dinheiro --opção que a lei oferece no caso de descumprimento da regulamentação-- e a empresa nega.
Na opinião do consultor Ivair Rodrigues, da IT Data, o motivo para o aumento das queixas é que "as vendas estão aumentando muito, principalmente as de micros e notebooks mais baratos. O aumento das reclamações é uma conseqüência natural".
O setor que lidera em reclamações é o de telefonia fixa, com 3.434 queixas.
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