Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2000 - 14h13

Novo formato da Microsoft vem para brigar com o MP3

Publicidade

FRANCISCO MADUREIRA
Coordenador de Informática da Folha Online

Estará disponível ainda hoje no site da Microsoft o encoder para o novo formato Windows Media Audio and Video 8. O utilitário é uma versão beta, operada por linha de comando, e servirá aos produtores de áudio da Internet para que o conteúdo de streaming dos sites comece a utilizar o novo formato.

Para transmissão de áudio, o novo formato promete qualidade de CD com taxas de 48 Kbps, capacidade de compressão cerca de três vezes maior que a do MP3. Com isso, as músicas WMA ficam com aproximadamente um terço do tamanho de uma música MP3 de boa qualidade (128 Kbps), e a capacidade de armazenamento de músicas triplica.

Isso é fundamental para dispositivos portáteis, que possuem pouca memória para guardar as músicas. Para os desktops, a vantagem do novo formato é o tempo de download, que diminui cerca de 60%.

A qualidade mais fiel ao CD, segundo a Microsoft, é a de 96 Kbps. Para testar a qualidade de som e comparar o WMA ao RealAudio e ao Wave, e também conferir a qualidade do Windows Media Video, acesse o site Windows Media.

Vídeo
O presidente da Microsoft, Steve Ballmer, apresentou na quarta-feira passada a versão 8 do Windows Media Audio e do Windows Media Video. Segundo informações da empresa, a nova tecnologia de compressão é capaz de transmitir vídeo com qualidade próxima ao do DVD com uma taxa de 500 Kbps (mil bits por segundo), velocidade que algumas conexões de banda larga já atingem.

Isso representa uma compressão 30% maior que a do Windows Media Video 7.

O novo formato tem variações de qualidade que dobram a taxa de compressão. A qualidade Near-VHS, por exemplo, tem taxa de 250 Kbps a uma resolução de 320x240 pontos. A Near-DVD é a de taxa de compressão de 500 Kbps, com uma resolução de 640x480 pontos. Ambas funcionam com 24 quadros por segundo.

Os novos formatos são compatíveis com o Windows Media Player 6.4 ou superior. Antes de exibir um vídeo, no entanto, o programa automaticamente baixa um pequeno arquivo de atualização. Para os arquivos de áudio, a atualização não é necessária.

A Microsoft deve atualizar o Media Player para Macintosh no início de 2001, para que o programa também suporte os novos formatos. Os codecs estarão disponíveis na nova versão do Windows, atualmente chamada de Whistler.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página