Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2000 - 15h08

França limita venda de DVDs com filmes norte-americanos

Publicidade



da Reuters, em Paris

Com o objetivo de proteger os cinemas locais, cuja principal fonte de renda são os filmes norte-americanos, o Ministério da Cultura da França determinou que DVDs com filmes dos EUA só sejam vendidos seis meses após sua estréia nas telonas do país.

O decreto, assinado pela ministra Catherine Tasca, deve entrar em vigor a partir de 1º de janeiro. Espera-se uma queda nas vendas de DVD no país, que alcançaram a marca de 13 milhões de unidades durante esse ano, segundo fontes da indústria.

A venda irrestrita de DVDs, que geralmente ocorria antes que o filme chegasse às telonas francesas, começava a morder os lucros dos proprietários de salas de cinema. Os filmes norte-americanos representam cerca de 55% do faturamento das salas do país.

Seis dos filmes mais premiados na França no ano passado vieram dos EUA, dois foram britânicos e os outros dois, franceses. Mais de 155 milhões de entradas foram vendidas no ano passado.

Especialistas esperam que a França seja o país da Europa que mais compre DVDs e reprodutores de DVD no próximo ano.

Para ilustrar a popularidade dos discos, a revista Le Film Français relatou a venda de mais de 134 mil cópias em DVD e mais de 325 mil cópias em VHS do filme Joana D'Arc, um dos dois filmes franceses da lista dos dez melhores.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página