Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2000 - 15h15

MP3.com também faz acordo com a BMG

Publicidade

da Reuters
em Nova York

O provedor de música online MP3.com disse nesta sexta-feira (9) que fechou um acordo com duas das cinco maiores gravadoras do mundo num processo de violação de direitos autorais. O acordo vai permitir à companhia colocar as músicas das gravadoras em seu banco de dados na Internet.

O Warner Music Group, do grupo Time Warner, e a BMG Entertainment, unidade da Bertelsmann AG, são as primeiras a participar do acordo.

No dia 28 de abril uma corte determinou que a MP3.com havia violado direitos autorais dos maiores selos ao criar um banco de dados com mais de 80 mil álbuns que, combinado ao software MP3.com, permite aos usuários armazenar músicas digitalmente e depois acessá-las por meio de qualquer computador. O serviço é chamado My MP3.com.

Termos financeiros dos dois acordos não foram divulgados. Nos termos dos acordos, a MP3 também pagaria uma taxa para cada CD das gravadoras registrado por um usuário e outra para cada vez que os internautas acessem cada música.

As outras três gravadoras envolvidas no processo _Sony Music Entertainment, a Seagram Co. (do Universal Music Group), e a EMI Group Plc_ estão negociando com a MP3.com.

O acordo com as duas gravadoras significa um importante passo para dispersar a tempestade sobre a empresa de San Diego em curto prazo, dizem analistas. Mas em longo alcance, os especialistas se preocupam se a MP3.com poderá ganhar dinheiro com os termos do acordo.

A MP3.com disse que não tem rendimentos com o serviço My MP3.com e que depende de anunciantes no site para ter lucro. A companhia também planeja um serviço de assinaturas que permitiria aos usuários fazer downloads do catálogo de música clássica por US$ 9,99 mensais.

Analistas disseram que a companhia estava confiando em poder oferecer músicas das grandes gravadoras para que pudesse aumentar o valor dos anúncios e assinaturas.

O processo contra a MP3.com é parte de uma cruzada contra a pirataria lançada pela indústria da música para responder ao sucesso da tecnologia MP3.

O formato MP3, que se tornou um padrão nos negócios de música online, possibilita a compactação de arquivos de música digital, facilitando o armazenamento e a cópia das canções em computadores.

O Warner Music Group tem artistas como Madonna, Kid Rock e Neil Young, enquanto entre os artistas da BMG estão Whitney Houston, Britney Spears, The Dave Matthews Band e outros.

Leia também: MP3.com e Warner Music fecham acordo sobre direitos autorais

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página