Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2000 - 02h40

Micros sem fio e câmeras dominam feira em Nova York

Publicidade

MARIJÔ ZILVETI, da Folha de S. Paulo, em Nova York

A 18ª edição da PC Expo, realizada na semana passada no centro de convenções Javits Center, em Manhattan, foi marcada pela tecnologia dos aparelhos sem fio.

Espalhada por 41.805 metros quadrados (pouco menos do que o pavilhão do Anhembi, em São Paulo), durante três dias, a feira foi tomada por celulares que enviam mensagens e fotos pela Internet e micros do tamanho da palma da mão (palmtops), que permitem fazer videoconferência, servem como câmeras fotográficas e podem ser acoplados a uma bicicleta para medir queima de calorias.

Os tradicionais oradores (como Bill Gates) deram lugar a Jeff Bezos, da ciberlivraria Amazon.com, e a Jeff Hawkins, um dos fundadores da Palm e agora diretor da concorrente Handspring.

Tradicionalmente, essa feira sempre foi espaço para anúncio de novos computadores e chips.

Neste ano, a exposição seguiu a tendência do mercado, em que o consumidor busca cada vez mais serviços para micros de mão e câmeras digitais mais poderosas para usos diferenciados.

Segundo um gerente da organização da feira, como este ano há poucos lançamentos para o mercado de PCs de mesa, chegou-se a cogitar a mudança do nome, deixando a marca PC Expo para trás.

Em entrevista à Folha, a diretora do evento, Christina Condos, afirmou que "não se pode abrir mão de uma marca tão forte".

Entre os mais de 600 expositores falando a um público estimado em 80 mil pessoas, novos micros portáteis, mais poderosos e mais leves, entraram como coadjuvantes na festa. Fabricantes tradicionais colocaram à disposição dos visitantes modelos que permitem o acesso sem fio à Internet.

Imagine usar seu PC portátil sem fio de qualquer localidade, conectando-se à rede de sua empresa ou à Internet. Por enquanto, o sistema só funciona nos EUA.

Outra possibilidade é sair com seu notebook para qualquer ponto do edifício, mantendo o acesso à rede da companhia para a qual você trabalha.

Impressoras com tecnologia de jato de tinta e maior velocidade também tiveram destaque, porém sem muito entusiasmo. A Hewlett-Packard, líder no mercado de impressoras jato de tinta, compareceu com novos modelos.

No terreno dos chips, uma empresa, que oferece melhor desempenho para imagens em DVD, mostrou seu novo microprocessador e fechou acordos com grandes fabricantes e consome menos energia que os concorrentes.

A Xerox anunciou estratégia especial para entrar no mercado dedicado ao consumidor doméstico.

As câmeras digitais ganharam um andar inteiro: o visitante pôde conferir lançamentos interessantes, como o sistema que permite enviar fotos de uma câmera digital por e-mail, a partir de um telefone celular.

Não faltaram toca-MP3 que podem ser acoplados ao micro para baixar músicas copiadas da Internet: a novidade é que agora eles também podem ser conectados no lugar do rádio toca-fitas do automóvel. É possível instalar o aparelhos no porta-malas do carro e acioná-lo por controle remoto.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página