Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2001 - 04h46

Música digital e maior concorrência marcam o ano

Publicidade

ARMANDO DE OLIVEIRA FORTUNA, da Folha de S.Paulo

Durante o ano de 2000, grande parte da atenção da mídia voltou-se para duas batalhas judiciais envolvendo empresas de informática: a da Microsoft contra o governo americano e a da indústria fonográfica contra a Napster e contra sites que distribuem ou permitem ao internauta obter músicas no formato MP3.

Os produtos de informática que reproduzem esse tipo de arquivo estão se espalhando rapidamente -para a tristeza da indústria fonográfica, que já tentou impedir sua venda por medida judicial.

Dentro do convênio USP/ Folha, foram testados dois aparelhos com características bem distintas: o Daewoo DAP e o Nomad Jukebox, este último com um disco rígido de 6 Gbytes e que permite armazenar o conteúdo de mais de cem CDs comuns.

Para os processadores de PCs, um dos destaques foi a entrada no mercado de chips com frequência (clock) maior que 1 GHz.

A concorrência entre a Intel e a AMD foi intensificada, e isso trouxe redução de preços e processadores cada vez mais rápidos. O mais recente participante dessa batalha é o Pentium 4, lançado com velocidade de 1,5 GHz.

A tecnologia de conexão wireless (sem fio) entre computadores é uma boa alternativa para quem não quer gastar dinheiro na instalação de cabos.
Um dos produtos avaliados em 2000 foi um hub (espécie de conector para vários aparelhos) sem fio da Compaq.

A conexão wireless também chegou aos computadores de mão. Eles são bastante versáteis e, graças a sua arquitetura, surgiram na rede milhares de aplicativos para eles.

Você pode encontrar desde programas shareware e freeware voltados para a automação de processos domésticos, como contas e culinária, até aplicativos voltados para uso profissional.

Nos EUA, esses computadores funcionam como GPS e permitem acessar a Internet. Dois micros de mão vendidos no país foram avaliados: o Psion 5mx e o Palm Vx.

No terreno dos sistemas operacionais, o "Windows 2000" eliminou várias limitações do "Windows NT". Ele agora tem suporte ao sistema plug-and-play e a USB (para ligar ao micro periféricos como scanner, mouse e webcam).

O "Windows 2000" está competindo diretamente com o "Linux" como o principal servidor de arquivos e de Internet no mercado.

O "Linux" ocupa um espaço pequeno no mercado doméstico, mas, aos poucos, vem conquistando mais adeptos. O lançamento do "Corel WordPerfect Office 2000" para "Linux" foi uma das contribuições nesse sentido.

Música e direitos
Antes da distribuição de músicas pela Internet, mesmo que o comprador quisesse uma ou duas músicas de um álbum, era preciso pagar por todas as suas faixas e pelo seu custo de fabricação e divulgação.

A livre distribuição de músicas no formato MP3 foi, em parte, uma resposta aos altos preços cobrados pela indústria fonográfica.

Hoje, qualquer pessoa pode baixar praticamente qualquer música sem pagar direitos autorais.

O ponto central é a falta de opção para quem deseja comprar músicas avulsas pela rede a um preço acessível.

Em vez de fornecer, sob demanda, títulos a seus potenciais compradores, a indústria fonográfica concentra seus esforços em processos judiciais para impedir sua livre distribuição.

E como qualquer computador ligado à Internet pode ser utilizado como um servidor de músicas digitais, esses processos têm efeitos práticos bastante reduzidos.

  • Armando Fortuna é PhD em ciências da computação pela Universidade de Manchester. É docente do ICMC-USP.
    E-mail - fortuna@lcad.icmc.sc.usp.br
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página