Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2001 - 13h38

Um novo vírus de e-mail aparece a cada 3 minutos

Publicidade

da Folha Online

A MessageLabs, empresa inglesa que foi uma das primeiras a conseguir impedir a propagação do vírus ILOVEYOU em seus servidores, emitiu um relatório sobre a profusão de vírus de e-mail que assolaram os usuários no ano de 2000.

Até o fim de novembro, os programas de detecção de vírus da MessageLabs descobriram 155,5 mil vírus de e-mail, o que representa a descoberta de, em média, um verme a cada três minutos.

A MessageLabs, que vigia mais de 3 milhões de e-mails por dia, divulgou uma lista com os dez vírus mais difundidos em 2000. o ILOVEYOU foi o primeiro, seguido pelo JS/Kak-m, verme que se aloja no Outlook Express sem a necessidade de um anexo ser aberto e que desliga o Windows no primeiro dia de cada mês.

Também faz parte da lista o vírus ProLin, que chega como "a great Shockwave Flash movie". O vírus, que se replica com o catálogo de endereços do Outlook Express, verifica todos os discos disponíveis no micro e infecta arquivos ZIP, MP3 e JPG.

"Todo mundo ouviu falar do ILOVEYOU", disse Mark Sunner, chefe da área técnica da MessageLabs. "Mas ele foi só a ponta do iceberg em 2000." Para ele, os vírus estão aparecendo em cada vez mais rápido, a uma taxa alarmante, e os custos ultrapassam os milhões de dólares.

"A escala do problema é tão grande que é praticamente impossível que as companhias o controlem individualmente. Os vírus têm de ser detidos antes que eles se aproximem dos desktops", disse Sunner.

Para Alex Shipp, chefe de tecnologia antivírus da empresa, em 2000, os vírus quebraram todos os recordes. "Não há dúvida de que 2001 deve ser ainda pior, porque os vírus estão ficando mais inteligentes e mais mortais", disse.

Confira a incidência dos vírus mês a mês durante 2000:

Fonte: MessageLabs













 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página