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05/01/2001 - 15h42

Carros do futuro terão acesso à Internet e DVD

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da Reuters, em Los Angeles

Nos velhos tempos, carros eram apenas carros. Mas com a indústria da tecnologia automotiva se expandindo rapidamente, aquela máquina de quatro pneus na garagem em breve ganhará o título de "veículo de comunicações multimídia".

De acordo com análises da indústria, o mercado da tecnologia computadorizada para automóveis deverá crescer de US$ 1 bilhão em 2000 para US$ 8 bilhões em 2005.

Atualmente, muitas empresas estão desenvolvendo acessórios para carros com o objetivo de oferecer entretenimento, acesso à Internet, navegação e rádio via satélite, além de acessórios de segurança futurísticos que parecem saídos de um filme de James Bond.

A PhatNoise, uma fabricante de aparelhos de música digital, anunciou um acordo com a Visteon Corp., a segunda maior fabricante de peças automotivas, para licenciar seu equipamento de MP3, o que permitirá aos motoristas trazer músicas de seus computadores para as estradas.

O aparelho, que estará disponível já em 2001, será um acessório aos sistemas de som de carro existentes. O produto virá com um software que vai permitir aos usuários carregar centenas de horas de músicas em arquivos de MP3 em pequenos cartuchos que são adaptados ao carro.

Outra empresa, a Delphi Automotive Systems Corp., empresa número um em produtos automotivos, estará demonstrando seu novo rádio via satélite na feira Consumer Electronic Show.

Com lançamento previsto para este ano, o rádio via satélite é um revolucionário sistema que proporcionará música digital e outras formas de programação ininterruptas via satélite para veículos e residências.

Dan Garretson, analista da Forrester Research, disse que a empresa prevê que o setor da tecnologia automotiva crescerá rapidamente, com aparelhos de DVD e rádios via satélite para carros acumulando vendas de 28 milhões de unidades em 2005.

 

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