Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2008 - 11h32

IBM faz parcerias para oferecer PCs sem sistema Microsoft

Publicidade

da Reuters, em Hannover

A IBM anunciou nesta terça-feira (4) durante a Cebit, feira tecnológica que acontece em Hannover, na Alemanha, que firmou parcerias na Áustria e na Polônia para oferecer computadores sem sistemas da Microsoft para o mercado do leste europeu. A empresa informou que os PCs oferecidos possuem o sistema operacional de código aberto Linux.

As parcerias da IBM com a distribuidora austríaca de software VDEL, da Red Hat, e a distribuidora de software e serviços LX Polska, da Polônia, foram firmadas em resposta à demanda dos executivos russos.

Os computadores também serão equipados com o software Lotus Symphony, da IBM, baseado em Open Document Format, um formato concorrente do Open XML da Microsoft, que a empresa de Bill Gates tenta fazer com que seja adotado como um padrão internacional.

A IBM, que vendeu sua unidade de PCs para a chinesa Lenovo, afirmou que o hardware seria fabricado por parceiros da VDEL e LX Polska.

Concorrência

Na Rússia, onde muitas grandes empresas e agências governamentais de serviços públicos estão montando sistemas de computadores pela primeira vez, está surgindo uma disputa entre a Microsoft e seus rivais, que oferecem alternativas de código livre.

A Microsoft faz campanhas educacionais de tecnologia na Rússia. No mês passado, assinou um acordo com a MTS, maior operadora de telefonia móvel do país, para oferta de serviços e laptops de baixo custo equipados com o sistema operacional Windows Vista.

A IBM afirmou que a linha de computadores com Linux que irá oferecer em parceria com a VDEL e LX Polska, chamada de Open Referent, irá reduzir pela metade os custos dos PCs.

A empresa norte-americana afirmou que executivos de tecnologia de organizações russas, incluindo o Ministério da Defesa, a companhia aérea Aeroflot e o banco privado Alfa Bank estão na lista de entidades que pediram PCs com sistema operacional livre.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página