Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2001 - 19h14

Usuário quer saber mais sobre o Linux

Publicidade

Pergunta:
"Ouvi falar sobre o Linux e gostaria de saber qual as vantagens e desvantagens no uso desse sistema."
Nelson Borbes da Silva
(nenelbs@hotmail.com)

Folha Online:

Em breve, Informática Online trará algo maior sobre Linux. Mas, enquanto isso, dá para adiantar algumas coisas.

Primeiro: esqueça as telas azuis e os erros de programa. O Linux é bem mais leve que o Windows, e pode ser utilizado sem grandes alardes naquele Pentium 100 MHz com 16 Mbytes de memória RAM. Ele exige bem menos da máquina que o Windows para fazer tarefas, digamos, bastante semelhantes.

As distribuições costumam vir com programas que fazem quase tudo o que você precisa fazer em um computador. O StarOffice, por exemplo, tem editor de textos, planilha, apresentações, agenda, editor gráfico etc. O Linux também tem tocadores de MP3, navegadores, vários editores gráficos de peso (como o próprio PhotoPAINT, da Corel), enfim, tudo que você já se acostumou a usar no Windows.

("Distribuições?", você pode perguntar. Sim: por ser um soft de código-fonte aberto, o Linux pode ser modificado e revendido por uma empresa.)

A desvantagem fica por conta da compatibilidade. Cá entre nós, um problema dos fabricantes, e não do Linux.

Muitos fabricantes de hardware aproveitam o domínio que a Microsoft tem no mercado para retirarem de seus produtos chips que os comandam. Assim surgiram os "winmodems" e as "winprinters", modems e impressoras que não possuem chips controladores, mas atribuem essa função a programas que os controlam. O mesmo acontece com os dispositivos on board.

Esses dispositivos são projetados para Windows e geralmente não funcionam com o Linux. Você acaba tendo de procurar por drivers "improvisados" na Internet para seu hardware, o que exige paciência e bastante intimidade com as linhas de comando do Unix (sistema em que é baseado o Linux).

No entanto, se seu micro for realmente bom _entenda-se: se ele não tiver winplacas ou dispositivos on board_ você poderá usar o Linux sem maiores problemas.

Em www.conectiva.com.br, www.corel.com e www.suse.com.br, é possível encontrar mais informações sobre algumas distribuições Linux com versões em português.

Clique aqui para ver outras dúvidas de leitores de Informática Online.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página