Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2000 - 17h32

ONU pede cooperação mundial para reduzir lacuna evidenciada pela Internet

Publicidade

da France Presse, em Nova York

As Nações Unidas pediram nesta quarta-feira (5) uma cooperação mundial que permita aos países pobres aproveitarem os benefícios da Internet e das novas tecnologias da informação, até agora reservadas aos países ricos.

"Reduzir a lacuna digital vai exigir um esforço mundial e recursos importantes" disse Louise Frechette, a segunda pessoa na hierarquia da ONU.

De acordo com a organização, 93% dos usuários da Internet estão nos países ricos, e um país como a Finlândia tem mais conexões do que toda a América Latina, enquanto Nova York supera toda a África em usuários.

Frechette pediu também a mobilização dos governos, doadores, organizações não-governamentais e setor privado, sugerindo a criação de um "fundo para a lacuna digital", a fim de atrair investidores.

Louise Frechette fez essas propostas durante uma reunião de três dias do Conselho Econômico e Social da ONU, dedicado às novas tecnologias da informação e desenvolvimento.

A ONU acredita que as novas tecnologias tenham gerado um forte crescimento nos países desenvolvidos, aprofundando as desigualdades em relação aos países em desenvolvimento.

"Infelizmente, mesmo sem surpresas, os países e as comunidades que têm mais necessidade da revolução da tecnologia da informação são os que menos podem aproveitá-las", disse Frechette.

"A África subsaariana, a região mais pobre do mundo, é a menos conectada", acrescentou.

Frechette destacou três dificuldades importantes para reduzir essas diferenças: redução do custo das conexões, popularização do conhecimento tecnológico e adaptação local do conteúdo da rede, que atualmente é 80% em inglês.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página