Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2001 - 11h39

Novo soft permite navegar anônimo pela Internet

Publicidade

da Deutsche Welle

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Dresden, ao leste da Alemanha, desenvolveu um novo software que garante ao usuário navegar anônimo na Internet. As atividades na rede não poderão ser detectadas nem pelos mais astutos hackers, garante o professor de informática Andreas Pfitzmann, diretor do projeto.

A versão definitiva deste soft, conhecido por JAP, será oferecida para download dentro de dois ou três anos. Por enquanto, apenas versões de testes estão disponíveis.

Com o JAP (Java Anon Proxy), qualquer pacote de informação, seja um e-mail ou um clique num site, é enviado primeiramente a um conjunto de computadores conectados em série. Em cada um dessses computadores, as informações são codificadas com uma senha secreta e reenviadas em ordem modificada.

Atualmente, existem no mercado programas semelhantes, os "anon proxies", que não captam as informações diretamente do usuário, mas por meio de uma página, a fim de proteger a identidade do internauta. Mas, com esses aplicativos, o usuário tem de confiar na ideoneidade do ser humano, o que não é o caso do JAP.

Um mínimo de insegurança, entretanto, o JAP não deixa de ter, admite o professor Pfitzmann. Se o código de todos so computadores centrais forem conhecidos, não há mais garantia de anonimato.

Uma versão beta do JAP está disponível no site http://anon.inf.tu-dresden.de. O programa funciona nos sitemas Windows, Mac, Unix e Linux.

Clique aqui se você usa Windows e não quer "decifrar" alemão para chegar até o download.

Caso a versão de seu motor Java seja antiga ou gere conflitos com o programa, clique aqui para fazer o download do aplicativo Java disponível no mesmo site do JAP.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página