Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2001 - 04h55

Abuse da Internet para estudar em 2001

Publicidade

MARIJÔ ZILVETI
da Folha de S.Paulo

  • Cursos on line são opção
  • Pesquise em bibliotecas virtuais
  • Sites ajudam a tirar dúvidas na lição de casa
  • Veja dicas sobre intercâmbio
  • Material escolar é mais barato na rede
  • Leia livros animados para crianças
  • Enciclopédia on line é bíblia de referência
  • Obras em CD são atualizadas na Web

    As escolas da rede pública e particular preparam-se para a volta às aulas nesta semana. De mochila nas costas e com novos desafios para enfrentar o ano letivo, a Internet vira uma grande aliada no aprendizado de 2001.

    Com o crescimento da rede mundial no Brasil, os sites de educação em português chegam às centenas, com conteúdo para o ensino fundamental, médio e universitário. Há alguns anos, esse tipo de informação era restrito à língua inglesa.

    A principal dica para quem está em busca de material de apoio ou mesmo para complementar pesquisas é checar sempre as informações dos sites com os professores da escola e verificar o currículo dos responsáveis pelas páginas.

    Hoje, as principais empresas de acesso e conteúdo brasileiro oferecem bons portais com links de interesse para o estudante.

    Ao entrar em www.uol.com.br/educacao, o internauta encontra seções que o levam para páginas de museus, bibliotecas com dicionários e enciclopédias e sites oficiais de escolas e universidades. Há uma área sobre vestibular, com dicas e provas resolvidas. Assinantes têm direito a dicionários e a publicações exclusivas.

    No lado esquerdo da tela do www.terra.com.br/educacao há um índice com todas as seções. A "Mais" vai para um atlas de geografia, e os "500 Anos" oferece slides e vídeos, além de textos de história. Assinantes do provedor Terra contam ainda com acesso exclusivo a uma enciclopédia de história do Brasil.

    O portal www.aprendiz.org.br é um bom ponto de partida para todas as disciplinas. Tem uma lista de colunistas renomados e links para revistas de educação.

    Um portal que merece destaque é o Klick Educação (www.klickeducacao.com.br). É voltado para pais, estudantes e professores e contém um banco de dados com muitas referências.

    O Educacional (www.educacional.com.br) tem uma seção especial para escolas, alunos, pais e educadores. As áreas de acesso livre sugerem aos pais como apoiar os filhos para o vestibular.

    Para buscar pequenas biografias de inventores, celebridades e físicos, uma dica é o www.radixquem.com.br. O site www.radixonde.com.br tem mapas.

    Quem prefere fazer sua pesquisa solitária por sites pode apelar para os endereços de busca. Em www.google.com, digite educação. Virá uma extensa lista, inclusive com páginas de ministérios. Outros bons endereços para pesquisa são o www.altavista.com e o
    http://miner.bol.com.br:8888/metaminer.html.

    Dominar o português
    Conhecer bem o português, aprender a escrever e ler. A Internet dá ao aluno bom material para dominar essas ferramentas. O site do professor Pasquale Cipro Neto (www.uol.com.br/linguaportuguesa), colunista da Folha, é indicado para tirar dúvidas gramaticais. A novidade é o jogo Dicionário, que desafia o interessado a encontrar sinônimos.

    Outro para exercitar conhecimentos da língua portuguesa é o www.gramaticaonline.com.br. Tem seção de testes e análise de textos. O www.terra.com.br/sualingua esclarece a grafia de palavras e tem lições de gramática.

    "Em vez de" ou "ao invés de"? O uso correto dessas locuções está na seção Classe de Gramática da página Capitu, em www.capitu.com/classedegramatica.html.

    Leia mais:
    Cursos on line são opção
    Pesquise em bibliotecas virtuais
    Sites ajudam a tirar dúvidas na lição de casa
    Veja dicas sobre intercâmbio
    Material escolar é mais barato na rede
    Leia livros animados para crianças
    Enciclopédia on line é bíblia de referência
    Obras em CD são atualizadas na Web
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página