Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2001 - 05h19

"Aimster" une papo a troca de arquivos

Publicidade

MARCELO GRIMBERG, da Folha de S.Paulo

Fundir um comunicador pessoal com uma ferramenta para compartilhar arquivos. Essa é a proposta do "Aimster", que deverá, em breve, ter sua versão 3.0 lançada.

Enquanto isso não acontece, fica o suspense. Não é possível encontrar para download as versões anteriores -a mais recente é a .51- nem mesmo no site do programa (www.aimster.com). Até o fechamento desta edição, o sistema estava inoperante.

Atualmente, o endereço traz apenas descrições e telas do programa, além de um sistema em que você pode deixar seu e-mail para ser avisado quando seu lançamento finalmente acontecer.

Com o "Aimster", o usuário poderá realizar pesquisas nos arquivos -não somente MP3- oferecidos pelos seus amigos e controlar com precisão quem pode realizar downloads de seus arquivos.

O nome do programa faz uma alusão ao "AIM", comunicador da America Online, e seus criadores prometem integrá-lo também a outros serviços de mensagens instantâneas. Mas eles poderão enfrentar alguns problemas, já que a AOL tem relutado em permitir que os usuários do "AIM" sejam alcançados por meio de outros programas.

Até mesmo Bill Gates, da Microsoft, entrou na parada. Ele propôs à FCC (Comissão Federal de Comunicações dos EUA) que uma das exigências para a aprovação da fusão da AOL com a Time Warner fosse a compatibilidade do "AIM" com os concorrentes.

O "AIM", que tem 61 milhões de cadastros, está em www.americaonline.com.br/aim.

Outros comunicadores
Entre os programas para bater papo na Internet, um dos mais populares é o "ICQ" que pode ser encontrado em www.icq.com (5,1 Mbytes).

O "MSN Messenger", comunicador da Microsoft, nasceu em julho de 1999 para correr atrás dos milhões de usuários dos comunicadores da AOL.

Ele tem integração com serviços da MSN e avisa quando há novas mensagens de e-mail para o usuário. Outra vantagem é realizar ligações gratuitas para telefones fixos dos EUA e do Canadá.

Para utilizá-lo, é necessário ter uma conta no Hotmail. O down- load (750 Kbytes) pode ser feito no endereço http://messenger.msn.com.br.

Bastante parecido com ele é o "Yahoo! Messenger", vantajoso para quem utiliza serviços do Yahoo!, como agenda e leilão, devido ao acesso rápido que dá a eles.

O programa, que também avisa se há novas mensagens na conta de correio
eletrônico do usuário, pode ser baixado (1,2 Mbyte) do endereço http://br.download.yahoo.com/messenger.

Na rede
O "Odigo" (www.odigo.com) ganhou recentemente uma nova versão, que ainda está em fase de testes. Chamada de "Odigo Express", ela permite que o usuário utilize o sistema e tenha acesso à lista de amigos a partir de qualquer micro, sem a necessidade de baixar o soft. Ela pode ser acessada em www.odigo.com/web/express.html.

Com visual descontraído, o "Odigo" permite importar listas de amigos do "ICQ", do "AIM" e do "Yahoo! Messenger", além de possuir contatos específicos.

Quem utiliza a versão 2000b (a mais recente) do "ICQ", no entanto, não conseguirá importar de uma vez sua lista de contatos para o "Odigo". A solução para o problema deverá vir nos próximos meses.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página