Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2001 - 20h59

UFMG desenvolve computador que pode custar R$ 600

Publicidade

da Folha Online

A pedido do ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) desenvolveu tecnologia para viabilizar a construção de um computador de baixo custo, com acesso à Internet. Um protótipo do equipamento foi mostrado ao presidente Fernando Henrique, que aprovou a idéia do ministro de incentivar a produção de computador popular em escala industrial.

Ao desafiarmos o ministro a viabilizar a produção de um computador barato para poularizar o acesso à Internet, ele respondeu-nos com uma proposta para concretizarmos a idéia, explicou o chefe do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, professor Robeto Bigonha.

A proposta, no caso, é o equipamento mostrado ao presidente, que deverá chegar ao mercado, talvez em seis meses, com mouse, teclado, monitor, processador de 500 MHz, 64 megabytes de memória e modem de 56 kbps, placas de som e vídeo, placa de rede e conectores para instalação de impresssora, drive de disquete e CD-Rom. Tudo isso a um preço estimado em torno de R$ 600.

Além de muito mais barato, o computador poderá ser financiado em até 24 pagamentos pela Caixa Econômica Federal. Sua tecnologia foi desenvolvida por uma equipe de professores e alunos de pós-graduação da UFMG, num projeto que contou com recursos dos ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia.

De acordo com o ministro Pimenta da Veiga, essa tecnologia será em breve oferecida às indústrias interessadas, dentro da meta do governo federal de popularizar o computador e o acesso à Internet.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página