Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2008 - 11h02

Brasileiros criam robô que brilha e chuta em jogo de futebol

Publicidade

da Folha Online

Alunos do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo (SP), criaram um robô que joga futebol, com direito a chutes, movimentação por todas as direções e dribles. Um time com esses robôs deve participar da Competição Brasileira de Robótica, marcada para outubro, em Salvador.

Divulgação
Robô criado por alunos da FEI pode chutar, driblar e se movimentar em todas as direções, usando rodas
Robô pode chutar, driblar e se movimentar em todas as direções; máquinas são comandadas por um programa em tempo real

O robô tem formato cilíndrico, com 15 cm de altura, e funciona com cinco motores e quatro rodas --na nova versão, a máquina ganhou dispositivos de dribles e chutes, ao contrário da edição anterior, que apenas empurrava a bolinha. O robô tem quatro baterias de 7,4 volts cada uma.

Na competição, cada time é formado por cinco jogadores, incluindo o goleiro. As partidas acontecem em um campo de 5 m por 3,5 m. As máquinas são comandadas por um programa que funciona em tempo real. Duas câmeras captam as imagens da partida e enviam ao computador, que, por radiofreqüência, controla os robôs

"Já estão em fase de produção mais sete robôs com esta nova versão para formar um time completo, além dos jogadores reservas", afirma o coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI, Flávio Tonidandel, em nota.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página