Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2001 - 07h52

Descubra como será o novo Windows

Publicidade

FRANCISCO MADUREIRA
Editor de Informática da Folha Online

Mais que maquiagem. Isso é o que os usuários do Windows podem esperar da próxima versão do sistema operacional. A Folha Online teve acesso, com exclusividade, à versão 2410 (quase o beta 2) do Microsoft Whistler, codinome do sistema operacional que, no segundo semestre desse ano, substituirá o Windows Me e a família do Windows 2000.

O próximo Windows, batizado de Windows XP, teve melhoras sensíveis na usabilidade. Ele está muito parecido com a navegação por páginas da Internet, mais até que o próprio Windows Me, que ampliou o tempero Web da família de sistemas operacionais da Microsoft.

Veja abaixo algumas novidades do Whistler, que foi batizado pela Microsoft de Windows XP:

Nova cara
Novo menu Iniciar facilita o acesso aos programas


Área de Trabalho
Temas para as janelas mudam o visual do Whistler


Meu Computador
Windows Explorer organiza arquivos de forma diferente


Painel de Controle
Ícones se agrupam conforme as tarefas executadas


Novas ferramentas
Whistler executa softs antigos em modo de compatibilidade


Acesso à Internet
Internet Explorer 6.0 tem ferramentas multimídia


Multimídia
Programas permanecem idênticos aos do Windows 2000


O Whistler possui três versões: a Personal _que substituirá o Windows Me_, a Professional e a Advanced Server _que tomarão o lugar das respectivas versões do Windows 2000. Essas duas últimas terão versões de 64 bits, já compatíveis com o Itanium, processador de próxima geração da Intel.

Informática Online realizou testes com a versão Professional do Whistler 2410, um dos últimos builds antes do beta 2, lançado no início de janeiro. A instalação segue os mesmos passos da do Windows 2000, e permite que o sistema seja atualizado ou que seja criada uma nova partição para a instalação do Whistler.

A Microsoft incluiu diversos recursos no Whistler desde o beta 1, a maioria para simplificar o acesso aos menus e aos itens do Meu Computador e do Painel de Controle, que mudaram bastante. Entre as novidades, estão o Internet Explorer 6.0, o Outlook Express 6.0, o Windows Movie Maker 1.1 (só nas versões Personal e Professional) e o Windows Media Player 8.0, todos ainda não lançados pela empresa.

A versão Personal fica para trás da Professional por conta do suporte a máquinas com vários processadores ou com vários monitores e pela falta de uma ferramenta de back up, por exemplo.

Durante os testes, o Whistler se mostrou estável e travou bem menos que a versão final do Windows Me trava.

Mas há uma razão para isso: como testamos o Whistler Professional, foi como se o Windows 2000 estivesse funcionando. Esse sistema é bem mais estável que as versões do Windows para usuários domésticos.

Foram utilizados dois computadores: um Pentium III de 866 MHz com 128 Mbytes de memória RAM, e um Pentim III de 550 MHz e 196 Mbytes de memória RAM. Em ambos, o Whistler foi um pouco mais lento que o Windows 2000 para executar as tarefas mais básicas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página