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01/03/2001
-
17h26
da Reuters
Ron Yates, 23, trabalhador de uma fábrica em Mentor (Ohio), comprou mais de 200 CDs virgens no ano passado por US$ 0,50 cada. Mesmo que os serviços de download de músicas comecem a cobrar esse ano, ele diz que não vai parar de comprar CDs.
"Eu realmente não quero ter de pagar para usar o Napster, mas se esse será o jeito, que seja", disse.
Yates, como milhões de outros usuários do Napster que possuem um gravador de CDs, conseguiram disparar as vendas de CDs virgens nos Estados Unidos e no mundo.
Os CD-Rs ultrapassaram a marca de 1 bilhão de unidades vendidas no ano passado, o dobro da marca atingida em 1999. O mercado norte-americano representa 34% do mundial.
"Esse é o ano do CD-R", disse Laurie Bauer, porta-voz da Best Buy, loja de eletrônicos dos EUA. "No ano passado eles ainda estavam em sua infância, agora mal dá para mantê-los nas prateleiras".
Os micreiros devem abocanhar cerca de 1,46 bilhão de CD-Rs este ano, de acordo com Brad Yaeger, gerente de Marketing para discos virgens da Memorex, a maior fabricante de CD-Rs dos EUA, com cerca de 30% do mercado.
A TDK, segunda maior fabricante de CD-Rs do país, espera que suas vendas cheguem a 160 milhões de unidades esse ano, mais que o dobro dos 64 milhões de discos vendidos em 2000 e quatro vezes mais que em 1998, ano em que a empresa vendeu 40 milhões.
A culpa é do Napster
"Absolutamente, é o Napster", diz Chris Bailey, gerente de Produto da TDK, quando questionado sobre a influência do serviço de troca de músicas na venda de CDs virgens.
"Definitivamente há um fator aí _as pessoas podem baixar músicas de graça pela Internet", disse ele. "Outras pessoas compram um CD e fazem cópias para todos os seus amigos".
Bailey disse que não acredita que a venda de CD-Rs vai cair se o Napster for fechado ou começar a cobrar uma taxa para os downloads.
O Napster já tem mais de 60 milhões de usuários em todo o mundo. A empresa espera lançar um serviço pago que deve custar de US$ 2,95 a US$ 4,95 por mês para o plano básico, e de US$ 5,95 a US$ 9,95 por mês para o plano premium.
Bailey também afirmou que a explosão de vendas dos CDs virgens também se deve ao sucesso do gravador de CDs, que agora começa a se tornar um padrão em 70% dos micros vendidos nos EUA.
Clique aqui para ler outras notícias sobre MP3, Napster e música digital.
Napster impulsiona a venda de CDs virgens no mundo
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Ron Yates, 23, trabalhador de uma fábrica em Mentor (Ohio), comprou mais de 200 CDs virgens no ano passado por US$ 0,50 cada. Mesmo que os serviços de download de músicas comecem a cobrar esse ano, ele diz que não vai parar de comprar CDs.
"Eu realmente não quero ter de pagar para usar o Napster, mas se esse será o jeito, que seja", disse.
Yates, como milhões de outros usuários do Napster que possuem um gravador de CDs, conseguiram disparar as vendas de CDs virgens nos Estados Unidos e no mundo.
Os CD-Rs ultrapassaram a marca de 1 bilhão de unidades vendidas no ano passado, o dobro da marca atingida em 1999. O mercado norte-americano representa 34% do mundial.
"Esse é o ano do CD-R", disse Laurie Bauer, porta-voz da Best Buy, loja de eletrônicos dos EUA. "No ano passado eles ainda estavam em sua infância, agora mal dá para mantê-los nas prateleiras".
Os micreiros devem abocanhar cerca de 1,46 bilhão de CD-Rs este ano, de acordo com Brad Yaeger, gerente de Marketing para discos virgens da Memorex, a maior fabricante de CD-Rs dos EUA, com cerca de 30% do mercado.
A TDK, segunda maior fabricante de CD-Rs do país, espera que suas vendas cheguem a 160 milhões de unidades esse ano, mais que o dobro dos 64 milhões de discos vendidos em 2000 e quatro vezes mais que em 1998, ano em que a empresa vendeu 40 milhões.
A culpa é do Napster
"Absolutamente, é o Napster", diz Chris Bailey, gerente de Produto da TDK, quando questionado sobre a influência do serviço de troca de músicas na venda de CDs virgens.
"Definitivamente há um fator aí _as pessoas podem baixar músicas de graça pela Internet", disse ele. "Outras pessoas compram um CD e fazem cópias para todos os seus amigos".
Bailey disse que não acredita que a venda de CD-Rs vai cair se o Napster for fechado ou começar a cobrar uma taxa para os downloads.
O Napster já tem mais de 60 milhões de usuários em todo o mundo. A empresa espera lançar um serviço pago que deve custar de US$ 2,95 a US$ 4,95 por mês para o plano básico, e de US$ 5,95 a US$ 9,95 por mês para o plano premium.
Bailey também afirmou que a explosão de vendas dos CDs virgens também se deve ao sucesso do gravador de CDs, que agora começa a se tornar um padrão em 70% dos micros vendidos nos EUA.
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