Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2001 - 11h15

Praga acaba com fotos, planilhas e lista de endereços do Windows

Publicidade

da Folha Online

A praga virtual VBS/Vanina, descoberta pelas fabricantes de antivírus McAfee, Sophos e McAfee, é capaz de substituir todas fotos JPG, planilhas do Excel e o catálogo de endereços do Outlook Express com seu código malicioso. Além disso, o verme usa o programa de e-mail da vítima para enviar outras mil mensagens.

O vírus, que surgiu na Argentina, também torna inutilizável o Internet Explorer, programa de navegação na Internet, e exibe uma imagem pornográfica na tela. Ele chega como um anexo chamado "EXPLORER.EXE".

Quando executado, o anexo mostra uma mensagem de erro ("File Error. Windows cant not (sic) open the file"). Em seguida, ele cria o arquivo NAV.EXE no diretório do Windows e, no registro, uma entrada tenta disfarçar a praga como o Norton Antivirus.

Todos os arquivos com extensões .BTR, .JPG, .MDB, .PAB,.PST, .WAB, e .XLS são substituídos com o código do vírus.

Antes de terminar o serviço, o vírus usa o Outlook para enviar mil e-mails para dois endereços na Argentina com as seguintes informações:

Assunto: Recordatorio
Corpo: Pezzani,pedazo de inuti,todavia no solucionaste nada . La guerra continua sin cuartel.Toma la iniciativa Charly
Anexo: "EXPLORER.EXE"

Se o usuário passar algum dos arquivos contaminados pelo código do vírus para um amigo, ele também é contaminado _uma foto, por exemplo, não terá como conteúdo a imagem, mas sim o código do vírus.

Como a praga substitui o conteúdo dos arquivos, eles não podem ser recuperados. Segundo a McAfee, a única forma seria restaurá-los do backup do usuário.

Clique aqui para conhecer outras pragas que atacam seu micro e saber como se defender.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página