Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2001 - 06h11

Canal Aberto: Instale antivírus em seu micro

Publicidade

JOSÉ ANTONIO RAMALHO, da Folha de S.Paulo

Pergunta
"É possível pegar vírus a partir da abertura de mensagens de sites de e-mail gratuito ou mesmo nos sites de provedores. Esses sites adotam algum recurso para proteger os seus visitantes?"
(Erivelto Luis Pires de Oliveira)

Resposta
Os provedores que oferecem o recurso de webmail normalmente usam o navegador como interface para a leitura ou envio de e-mails. Nesse caso, o usuário estará trabalhando com páginas em "HTML" convencional.

A possibilidade de pegar um vírus é praticamente nula, principalmente se os níveis de segurança do navegador estiverem ajustados para nível intermediário ou alto.

É claro que se você receber uma mensagem com um arquivo anexado e fizer a cópia do arquivo do site do provedor para sua máquina e esse arquivo estiver com um vírus, você poderá ser infectado caso não possua nenhum programa antivírus.

Por esse ponto de vista, abrir mensagens pelo webmail é até mais seguro: se você receber e-mails com vírus que exibem as mensagens "I love you" e "Branca de Neve Pornô" no campo de assunto, por exemplo, poderá apagar as mensagens no próprio site, evitando transferi-las ao seu PC.

Abrir correspondência na Internet exige alguns cuidados. Lembre-se de colocar um programa antivírus em seu micro e checar todas as mensagens recebidas.

Nunca abra arquivos executáveis (com a extensão .exe.) que chegam anexados em e-mails.

Visite os sites www.download.com e www.tucows.com e pegue antivírus gratuitos, como o "InoculateIT".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página