Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2001 - 15h49

Microsoft anuncia plano para integrar e colocar softs na internet

Publicidade

da Reuters, em Seattle (EUA)

A Microsoft anunciou hoje projeto para unir serviços como mensagens instantâneas, compras on-line e agenda. A nova plataforma foi chamada de "Hailstorm" (tempestade de granizo) e poderá ser utilizada por usuários de PCs, celulares e outros portáteis.

O "Hailstorm" é a versão enxuta da estratégia .NET, anunciada no ano passado, que pretende usar a internet para vender software. Não é um software único como o Windows, pois inclui serviços já existentes, como o MSN Messenger, além de carteira eletrônica, agenda e e-mail.

"Pensamos no Hailstorm como uma nova plataforma que conectará serviços e aplicações para o usuário final", afirmou Bill Gates, co-fundador e principal executivo da companhia.

Com o serviço, o usuário poderá, por exemplo, receber em seu celular avisos de livrarias on-line quando um livro que estava esgotado estiver disponível novamente.

Outra vantagem é a centralização dos dados pessoais, dispensando a digitação de todas as informações em cada novo aparelho que for adquirido.

Alguns dos parceiros da Microsoft no projeto mostraram como o "Hailstorm" se comportará. O site de leilões eBay mostrou a tela padrão para leiloar produtos. Já a fabricante de softwares Groove Networks demonstrou a utilização do MSN Messenger em ambientes corporativos.

Segundo Gates, a companhia vai implementar o "Hailstorm" até o final do ano para outras companhias que desejem desenhar aplicações para a plataforma. Para os consumidores, a novidade só estará disponível em 2002, mediante pagamento de uma taxa de assinatura.

De acordo com analistas, o serviço dá pistas da visão da empresa em relação a ainda incerta estratégia .NET. "Agora eles deram um passo adiante em especificar que tipos de serviços pretendem desenvolver", disse Dwight Davis, analista da Summit Strategies.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página