Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2001 - 13h35

EUA têm mais medo de pedofilia on-line que de vírus, diz pesquisa

Publicidade

da Folha Online*

A pornografia infantil encabeça a lista dos crimes virtuais mais temidos pelos norte-americanos (92%), seguida de atividades terroristas (82%), fraudes generalizadas (80%) e vírus de computador (70%).

Segundo pesquisa divulgada pelo projeto Pew Internet & American Life, 30% dos entrevistados se dizem apenas preocupados com o uso da internet no planejamento e execução de crimes e 43% declararam-se muito preocupados com o assunto.

A maior parte da população não acha ruim que a polícia possa interceptar e-mails suspeitos, apesar dos eventuais problemas relativos ao direito à privacidade.

Mais da metade dos entrevistados, 54%, aprovam que o FBI e outros órgãos interceptem e-mails enviados por suspeitos de cometer crimes.

O sistema de filtragem de e-mails do FBI, apelidado de "Carnivore" (Carnívoro), é alvo de críticas dos defensores da privacidade e dos direitos civis.

Norte-americanos que conhecem o sistema do FBI dividem-se quanto a ele _45% defendem seu uso, e outros 45 por cento acham que os abusos decorrentes não compensam os benefícios no combate ao crime.

A pesquisa mostrou que 62% querem novas leis para proteger as comunicações on-line contra vigilância indesejada, enquanto 14% acham que as leis protegendo conversas telefônicas são adequadas para a internet.

Os pesquisadores ouviram 2.096 adultos em fevereiro. A margem de erro é de 2%.

*com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página