Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2001 - 05h30

Gráficos são atrativo de sistema da Apple

Publicidade

MARIJÔ ZILVETI, da Folha de S.Paulo

Os usuários de Macintosh sempre viveram bem sem o mundo Microsoft. A Apple conquistou seu público com aplicativos que fazem tudo o que os da concorrente Microsoft oferece.

O grande atrativo das máquinas Apple está no sistema operacional, o primeiro a adotar a interface gráfica, em 1983, com o computador Lisa.
Foi Steve Jobs, fundador da empresa, que apostou na facilidade de usar ícones em vez de escrever comandos para abrir programas e gravar arquivos.

Em 1985, com o lançamento do "Windows 1.0", a Apple travou uma batalha nos tribunais contra a empresa de Gates.

Motivo: muitas semelhanças entre o "Windows" e a interface gráfica do Macintosh. No final, Gates comprometeu-se a não usar mais a tecnologia do Macintosh no "Windows 1.0".

Nada, porém, fora especificado para futuras versões. Com isso, em outras disputas judiciais, a Apple perdeu o direito exclusivo de usar interface gráfica.

Programas
Alheios às disputas entre as duas empresas, os usuários de Macintosh recebem de graça hoje o "AppleWorks", pacote com editor de textos, planilha de cálculo, banco de dados e programa para gráficos -todos "falam" com seus equivalentes da Microsoft.

Os profissionais de artes gráficas adeptos do Macintosh contam com extensa gama de aplicativos. A Adobe é hoje a líder nesse segmento com produtos para processamento de imagens e vídeo, entre eles o "Adobe Photoshop" e o "Premiere".

Para navegar na internet, o usuário de Mac sempre teve a opção de usar programas da Netscape. Hoje, as novas máquinas já saem de fábrica com o navegador da Microsoft e seu programa de e-mail, o "Outlook Express".

No lugar do popular "ICQ", para comunicação on-line, internautas de Macintosh costumam preferir o "Hotline".

Com a popularização dos micros Apple, que conquistou mais consumidores com a chegada dos micros coloridos iMac, a indústria de software apostou mais em programas para essa marca.

Hoje, centenas de jogos são lançados tanto para o mundo Microsoft como para o mundo Apple.

Lançamentos
Para aproveitar o sucesso do iMac, a empresa lançou neste ano modelos com cores diferentes. Chegam neste mês ao mercado brasileiro os iMac com gravador de CD-ROM no modelos Flower Power e Dalmatians.

A subsidiária brasileira também está trazendo o portátil Titanium com tela de 15 polegadas, com peso de 2,5 kg e leitor de DVD.

Para dar mais funções multimídia a seus equipamentos, alguns programas chegam instalados nessas máquinas, entre eles o "iTunes", para músicas em MP3, e o "iMovies". Os dois são gratuitos e podem ser baixados da internet em www.apple.com.

O sistema operacional "MacOS X", lançado no início do ano, também chega em português até o final de junho.

Para uso profissional, a empresa está trazendo modelos do G4, com maior poder de processamento. E os profissionais de vídeo encontram agora nova versão do "Final Cut", de pós-produção de filmes. Também está chegando ao mercado o "DVD Studio Pro", para codificar e produzir vídeos.
Concluída a produção, o soft permite gravar um DVD com o SuperDrive, disponível no PowerMac G4.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página