Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2001 - 04h50

ONGs apresentam seus trabalhos pela internet

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Organizações não-governamentais que trabalham com a causa indígena não restringiram sua atuação apenas ao mundo concreto. A internet tem sido, no mínimo, uma aliada para divulgar suas propostas e atrair voluntários dispostos a trabalhar nas causas propostas.

O ISA (Instituto Socioambiental) é uma ONG que trabalha com o estímulo ao desenvolvimento de um local, preocupando-se com a interação da natureza com sociedades tradicionais e indígenas -que normalmente possuem maneira sustentável de lidar com o ambiente. No site do instituto, em www.socioambiental.org, você pode conhecer os tipos de trabalho desenvolvidos.

Em www.socioambiental.org/ website/povind/lista/lista.html, há uma lista com os povos indígenas contemporâneos do Brasil. Cerca de 50 deles, como o bororo, o crenaque e o tupiniquim, têm páginas com informações específicas. O endereço deve servir de referência para quem está interessado em uma boa fonte de informação sobre etnias do Brasil.

Outra ONG que utiliza a internet para expor seus trabalhos é o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), órgão ligado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Em seu site (www.cimi.org.br), o internauta pode, por exemplo, ler os textos da publicação mensal "Porantim", cujas propostas refletem as do grupo: apoiar a questão indígena nas áreas de saúde, educação, luta pela demarcação e garantia de terras e segurança dos povos indígenas.

O site da CCPY (Comissão Pró-Yanomami), em www.uol.com.br/yanomami, também deve ser visitado. Além de ensaios e informações relativas ao povo ianomâmi, a página traz uma seção com ilustrações feitas por índios dessa etnia e cinco salas virtuais com fotografias de Claudia Andujar.

A instituição foi fundada em 1978 com o nome de Comissão pela Criação do Parque Yanomami. Entre os sites dedicados à temática indígena, o da CCPY é um dos mais bem organizados e visualmente agradáveis.

O Ideti (Instituto de Desenvolvimento das Tradições Indígenas) é uma instituição formada por representantes das etnias xavante, mundurucu, carajá e guarani e por pessoas não-índias. Seu site (www.ideti.org.br) explica trabalhos que o instituto realiza com o objetivo de preservar e divulgar suas culturas, como o Rito de Passagem.

Leia mais:
Rede ajuda a preservar cultura indígena
Criança xavante cria página em projeto
Veja origem de tribos na internet
ONGs apresentam seu trabalho na rede
Sites falam de índios no exterior
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página