Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2001 - 05h05

Diário on-line tem atualização rápida

Publicidade

ALEXANDRE VERSIGNASSI
da Folha de S.Paulo

"Anfetaminas para o seu site". É com esse slogan politicamente incorreto que o site Blogger, que traz um construtor gratuito de páginas de internet, se apresenta aos visitantes de seu endereço, o www.blogger.com. A expressão se justifica: ele permite construir sites em poucos minutos e, para atualizá-los, são necessários apenas alguns segundos.

Esse tipo de página tem um nome específico: weblog, junção das palavras em inglês "web" (rede) e "log" (diário de bordo). Isso porque a rapidez com que as páginas podem ser editadas faz com que seus usuários publiquem coisas diariamente em seus sites.

Assim, quem visitar um weblog frequentemente encontrará conteúdo renovado.

Além disso, o que tiver sido escrito nos últimos dias antes da atualização continua disponível para leitura.

Comunidades
Como visitantes de diários on-line costumam ter seus próprios weblogs, formam-se comunidades, ou "vizinhanças", como dizem os usuários dessas páginas.

Nessas comunidades virtuais, cada membro usa seu site para fazer perguntas e pedir opiniões a outros donos de diários on-line. "Comento textos que li em outros weblogs e coloco links para eles no meu. Com isso, crio um vínculo entre os sites", diz Lia Caldas, 27, que recebe cerca de 300 visitas por dia em seu weblog (www.liacaldas.com/speed).

Querido diário
Colocar um weblog no ar é algo bastante simples. Durante o processo, o editor vai perguntar se você quer hospedar seu site nas máquinas do próprio Blogger ou se prefere enviar arquivos criados com ele para algum site que você já mantenha ativo.

A opção ideal para quem não tem prática em criação de sites é a primeira (chamada Host it at BlogSpot). Ao selecionar essa opção, você ganha um endereço na rede e já pode começar a usar o editor de sites do Blogger.

Não há segredo: você escreve seu texto e, por exemplo, se quiser pôr um link em uma palavra, basta sublinhá-la e clicar no ícone insert link, que fica na parte superior do editor.

O mesmo vale na hora de inserir negritos e itálicos (os ícones para isso são iguais aos do "Word"). Depois, basta clicar em Post & Publish para o seu diário ir para a rede.

Agora, o próximo passo é tornar seu weblog conhecido e, assim, formar sua comunidade. Para isso, vá a http://ring.cabaretvoltaire.com/arredores. Esse site traz uma lista de weblogs brasileiros e mostra como fazer com que o seu faça parte dela.

Mas atenção: essa página pede que você copie (Ctrl+C) um código em "HTML" e cole (Ctrl+V) na sua página para que ela entre na lista. Então, não se esqueça de que o código deve ser colocado no campo Templates do editor.

Confira alternativas
Alguns sites prestam um serviço semelhante ao do Blogger, criando diários on-line. Só que eles ou cobram pelo serviço ou não trazem as mesmas vantagens.

O Manila (www.weblogger.com), por exemplo, traz um construtor simples e eficiente. Mas cobra US$ 29,95 por ano para hospedar um weblog.

Outro caso é o do DiaryLand (www.diaryland.com), que é gratuito apenas em parte. Ele permite que você faça um diário on-line sem pagar nada, mas, para criar comunidades de vizinhos, por exemplo, é preciso pagar US$ 3,50 por mês.

Outra alternativa é o DearDiary.Net. Ele permite a criação de um diário, mas não dá um site exclusivo para cada usuário. Sempre que você quiser atualizar seus escritos ou desejar ver os textos de outros internautas, precisará entrar no site do serviço, o www.deardiary.net.

  • Veja mais tutoriais em Dicas & Truques

    Faça seu site:
    Página pessoal faz sucesso na internet
    Saiba criar uma página de graça na web
    Site grátis tem anúncio obrigatório

    Onde hospedar:
    GeoCities foi um dos pioneiros da hospedagem
    GeoCities tem bons recursos para iniciante
    Tripod deixa criar três sites ao mesmo tempo
    Recursos do MSN atraem por rapidez
    Espaço ilimitado é vantagem do hpG
    StarMedia dá 25 Mbytes e não exige anúncio
    Modelos do BOL criam até ciberálbum
    Terravista tem dois construtores de sites
    Terra tem manual que orienta construção
    Página do Cidade Internet vem sem acentos
    O Site monta página simples para o usuário
    Site da Netscape é lento, mas tem boas opções
    Assistente do Angelfire está "camuflado"
    Portais dão páginas para assinantes

    Recursos para o site:
    Navegadores vêm com editor de sites gratuito
    Construtores profissionais são mais poderosos
    Acessórios gratuitos melhoram a página
    Veja recursos para incrementar sites
    Saiba fazer a divulgação de seu site
    Álbum de fotos também é gratuito na rede

    Weblogs:
    Diário on-line tem atualização rápida
    Saiba criar um diário virtual
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página