Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2001 - 11h05

Califórnia sofre segundo dia de apagão

Publicidade

da France Presse, em São Francisco (EUA)

Pelo segundo dia na mesma semana, o estado da Califórnia enfrentou apagões. O fornecimento de energia no estado continua comprometido por uma forte onda de calor e quatro usinas elétricas fora de funcionamento. O apagão afetou 400 mil lares do Estado.

Na região está o Vale do Silício, um dos principais pólos tecnológicos do mundo, que concentra as indústrias de tecnologia e informática dos Estados Unidos.

Na segunda-feira, 225 residências ficaram sem luz por uma hora no período de maior consumo de luz. A energia está sendo ainda mais utilizada nesta época do ano por causa da forte onda de calor, que faz com que os californianos usem ainda mais os aparelhos de ar-condicionado e outros eletrodomésticos.

As autoridades continuam insistindo que os californianos economizem energia: as reservas do estado estão apenas a 2% do normal.

"Estamos mais uma vez enfrentando a mesma situação", disse Stephanie McCorkle, porta-voz do Sistema Operador Independente da Califórnia. "Temos temperaturas recordes, combinadas com perdas de capacidade de geração de energia."

Além de quatro usinas que não estão operando, o fornecimento de energia elétrica por outros estados do oeste dos EUA também está limitado pelas altas temperaturas que afetam a toda a região.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página