Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2001 - 15h54

Soft Songbird promete ser arma definitiva contra o Napster

Publicidade

da Reuters, em Londres (Reino Unido)

Um programa de busca criado por um jovem norte-americano de 20 anos foi lançado hoje (09) como a mais nova arma para combater o Napster e outros serviços de troca de música pela internet.

O Songbird, que é basicamente uma ferramenta de buscas on-line, permite aos artistas e produtores musicais rastrear na internet o que as pessoas estão fazendo com suas obras.

O software inventado por Travis Hill ganhou respaldo da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês) e de dez organizações que representam artistas, compositores e editores.

O programa foi apresentado na sede da IFPI em Londres. "Songbird dá aos proprietários de diretos autorais uma visão interior completamente nova sobre como o Napster está usando sua música e, se o desejam, podem apagar a música" da internet, disse o presidente da IFPI, Jay Berman.

O programa "complementa os esforços dos proprietários de direitos autorais nos Estados Unidos para exercer esses direitos e se adequa à estratégia global antipirataria da IFPI", disse Berman em um comunicado.

A nova ferramenta de busca, desenvolvida pela Media Enforcer LLC a partir da invenção de Hill com o objetivo de dar às gravadoras pequenas e independentes a oportunidade de rastrear suas obras nos sistemas da Napster, está disponível para download no site www.iapu.org.

Travis Hill, que estudou piano clássico durante 10 anos, disse que fez o software "para proteger nosso próprio trabalho e para ajudar os outros a fazerem o mesmo".

O lançamento do Songbird segue o anúncio da versão 2.0 beta do Napster que inclui uma ferramenta de identificação de músicas com direitos autorais protegidos, impedindo seu download pelos usuários.

  • Leia mais sobre Música Digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página