Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2001 - 12h40

Político corrupto é vilão em novo game peruano

Publicidade

da Reuters, em Lima (Peru)

Para os peruanos chocados, indignados e furiosos com o escândalo da corrupção que envolve o país, a conquista da justiça pode estar a apenas um clique de distância. O jogo "Vladigame" dá aos peruanos comuns a chance de acabar com uma geração de políticos corruptos e finalmente colocar o vilão da nação andina (o
desaparecido ex-chefe de espionagem Vladimiro Montesinos) atrás das grades.

O game arma uma luta de um jovem peruano, cansado da pobreza, contra monstros e insetos com cabeças de políticos e oficiais militares que acobertaram o sombrio Montesinos e seu colaborador corrupto, o ex-presidente Alberto Fujimori.

"Niko Judo, você é nossa única esperança", diz o brinquedo eletrônico produzido pela revista local Caretas. O herói, que segue o estilo Rambo, tem apenas uma atiradeira de bolas de tênis para se defender _"as bolas que precisamos para colocar um fim à corrupção", declara o jogo.

Depois de assistir ao Montesinos escapar de avião com Fujimori, sem poder fazer nada, o herói do joguinho tem que passar por três níveis de desafios que incluem espíritos malignos atirando bombas e até mesmo tentativas de suborno com maços de dinheiro antes de poder chegar à dupla.

Enquanto prossegue em sua aventura, Niko acumula "dólares recuperados para o país", uma referência a milhões de dólares supostamente roubados por Montesinos e Fujimori da pobre nação andina. Se Niko se der bem, o ex-presidente e seu temido mestre espião acabam presos.

"Embora haja um processo legal em andamento para conseguir justiça, as pessoas sentem a necessidade de diminuir sua frustração", disse o assessor de Caretas, Sebastian Zileri. "É só um jogo... Ninguém morre. Eles só apanham um pouquinho", brinca ele.

O jogo retrata o vôo secreto de Montesinos ao Panamá para um pedido que asilo que não foi consentido em setembro do ano passado. Dois meses depois Fujimori fugiu para a terra natal de seus ancestrais, o Japão. Montesinos continua foragido.

Acusado de roubar milhões e de outros crimes, como tráfico de drogas e organização de esquadrões de morte, Montesinos provocou a pior crise política do Peru em setembro de 2000 quando foi gravado em vídeo aparentemente comprando um congressista da oposição.

Esse escândalo era tudo o que faltava para acabar de chocar muitos peruanos que viveram dez anos sob o regime autoritário de Fujimori.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página