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11/05/2001
-
16h30
da AP, em Washington (EUA)
Quando você instalar a nova versão do Windows no seu computador, o que deve acontecer até o final deste ano, você ganhará automaticamente um programa de mensagens instantâneas. Além disso, um novo soft de segurança, um toca-DVD e um programa que cria CDs personalizados.
Empresas concorrentes e alguns procuradores estaduais protestam, alegando que, com o Windows XP, a Microsoft adota a mesma política que levou ao atual caso antitruste contra o Internet Explorer, quando o navegador foi incluído no Windows 98.
O Windows XP, que estará à venda em outubro, é o primeira versão do sistema operacional desenhada sobre um mesmo núcleo (kernel): o do Windows 2000. Ela promete ser bem mais estável que as versões anteriores e inclui muito mais recursos que as versões anteriores.
Entre eles, o MSN Messenger (mensagens instantâneas), o Internet Explorer 6 (navegador), um firewall pessoal (programa de segurança) e um toca-DVDs. O Messenger, por exemplo, já é instalado por padrão e funciona sempre que o computador é ligado.
Muitas outras companhias, no entanto, produzem programas para segurança, navegação e multimídia. Uma vez que a Microsoft integre esses softs ao Windows, a procura por softs alternativos diminui, segundo os defensores dos direitos do consumidor.
"Num primeiro momento isso parece facilitar e simplificar a vida do usuário, mas a longo prazo isso elimina a competição e só faz aumentar o preço do software", diz Gene Kimmelman, da União dos Consumidores dos EUA.
A AOL Time Warner, maior provedor de internet do mundo e desenvolvedora do soft de troca de mensagens ICQ, por exemplo, ficou tão preocupada que convocou uma reunião com representantes estaduais da Justiça e alegou que a prática da Microsoft leva a novas práticas anticompetitivas.
"Muita gente já viu esse filme antes. O Windows XP, o Hailstorm e a estratégia .NET indicam que a empresa quer manter seu monopólio nos computadores pessoais. Isso é péssimo para os consumidores", disse John Buckley, vice-presidente da AOL.
A Microsoft .NET é uma estratégia da empresa para desenvolver tecnologias de internet que funcionem com diversos dispositivos, o que encorajaria as empresas a manterem seus dados em servidores com software da Microsoft. Hailstorm é o codinome usado para alguns serviços que usarão a plataforma .NET.
A Microsoft rebate as acusações e considera que está apenas ampliando seus produtos com novos recursos, e que seus rivais tentam fazer o mesmo: expandir seus negócios para novos mercados.
"Precisamos continuar adicionando novos recursos e funcionalidade aos nossos produtos, caso contrário ninguém vai querer comprá-los", diz Jim Cullinan, porta-voz da Microsoft.
Windows XP pode levar Microsoft a outro processo nos EUA
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Quando você instalar a nova versão do Windows no seu computador, o que deve acontecer até o final deste ano, você ganhará automaticamente um programa de mensagens instantâneas. Além disso, um novo soft de segurança, um toca-DVD e um programa que cria CDs personalizados.
Empresas concorrentes e alguns procuradores estaduais protestam, alegando que, com o Windows XP, a Microsoft adota a mesma política que levou ao atual caso antitruste contra o Internet Explorer, quando o navegador foi incluído no Windows 98.
O Windows XP, que estará à venda em outubro, é o primeira versão do sistema operacional desenhada sobre um mesmo núcleo (kernel): o do Windows 2000. Ela promete ser bem mais estável que as versões anteriores e inclui muito mais recursos que as versões anteriores.
Entre eles, o MSN Messenger (mensagens instantâneas), o Internet Explorer 6 (navegador), um firewall pessoal (programa de segurança) e um toca-DVDs. O Messenger, por exemplo, já é instalado por padrão e funciona sempre que o computador é ligado.
Muitas outras companhias, no entanto, produzem programas para segurança, navegação e multimídia. Uma vez que a Microsoft integre esses softs ao Windows, a procura por softs alternativos diminui, segundo os defensores dos direitos do consumidor.
"Num primeiro momento isso parece facilitar e simplificar a vida do usuário, mas a longo prazo isso elimina a competição e só faz aumentar o preço do software", diz Gene Kimmelman, da União dos Consumidores dos EUA.
A AOL Time Warner, maior provedor de internet do mundo e desenvolvedora do soft de troca de mensagens ICQ, por exemplo, ficou tão preocupada que convocou uma reunião com representantes estaduais da Justiça e alegou que a prática da Microsoft leva a novas práticas anticompetitivas.
"Muita gente já viu esse filme antes. O Windows XP, o Hailstorm e a estratégia .NET indicam que a empresa quer manter seu monopólio nos computadores pessoais. Isso é péssimo para os consumidores", disse John Buckley, vice-presidente da AOL.
A Microsoft .NET é uma estratégia da empresa para desenvolver tecnologias de internet que funcionem com diversos dispositivos, o que encorajaria as empresas a manterem seus dados em servidores com software da Microsoft. Hailstorm é o codinome usado para alguns serviços que usarão a plataforma .NET.
A Microsoft rebate as acusações e considera que está apenas ampliando seus produtos com novos recursos, e que seus rivais tentam fazer o mesmo: expandir seus negócios para novos mercados.
"Precisamos continuar adicionando novos recursos e funcionalidade aos nossos produtos, caso contrário ninguém vai querer comprá-los", diz Jim Cullinan, porta-voz da Microsoft.
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