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12/05/2001
-
20h22
da Reuters, em São Francisco (EUA)
O sistema operacional Linux, grande rival do Windows, dividiu o mundo da informática em dois. Mas a Hewlett-Packard acabou ficando em cima do muro.
Executivos da HP disseram na sexta-feira que o Linux, gratuito e desenvolvido por uma comunidade de programadores apaixonados pelo sistema em todo o mundo, pode ser usado em grandes redes de computadores e em dispositivos de acesso à internet, mas que não agrada todos os setores da economia.
A Microsoft por sua vez declarou guerra contra o Linux, advertindo que o sistema de código aberto é uma ameaça contra indústria da informática, apesar dos investimentos de empresas como a IBM, que está gastando US$ 1 bilhão no desenvolvimento de produtos baseados em Linux.
A HP por sua vez, tem definido que trabalhará tanto com o Windows, quanto com as iniciativas da IBM a favor do Linux, disse Bruce Perens, responsável pela área de Linux e códigos abertos da HP.
"Creio que a Hewlett-Packard tem uma estratégia pragmática para o Linux, apesar de talvez estarem um pouco atrasados do que a concorrência. A IBM está sendo mais agressiva", disse o analista do Gartner Tom Bittman.
O mercado de servidores Linux cresceu 132% no ano passado, alcançando a marca de US$ 1,7 bilhão, segundo pesquisa da IDC. As vendas de servidores Linux da HP foram de US$ 180 milhões.
Hewlett-Packard age com cautela ao adotar Linux em servidores
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O sistema operacional Linux, grande rival do Windows, dividiu o mundo da informática em dois. Mas a Hewlett-Packard acabou ficando em cima do muro.
Executivos da HP disseram na sexta-feira que o Linux, gratuito e desenvolvido por uma comunidade de programadores apaixonados pelo sistema em todo o mundo, pode ser usado em grandes redes de computadores e em dispositivos de acesso à internet, mas que não agrada todos os setores da economia.
A Microsoft por sua vez declarou guerra contra o Linux, advertindo que o sistema de código aberto é uma ameaça contra indústria da informática, apesar dos investimentos de empresas como a IBM, que está gastando US$ 1 bilhão no desenvolvimento de produtos baseados em Linux.
A HP por sua vez, tem definido que trabalhará tanto com o Windows, quanto com as iniciativas da IBM a favor do Linux, disse Bruce Perens, responsável pela área de Linux e códigos abertos da HP.
"Creio que a Hewlett-Packard tem uma estratégia pragmática para o Linux, apesar de talvez estarem um pouco atrasados do que a concorrência. A IBM está sendo mais agressiva", disse o analista do Gartner Tom Bittman.
O mercado de servidores Linux cresceu 132% no ano passado, alcançando a marca de US$ 1,7 bilhão, segundo pesquisa da IDC. As vendas de servidores Linux da HP foram de US$ 180 milhões.
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