Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2001 - 04h58

Webcams mostram vista a partir de prédios colossais

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Turistas cibernéticos podem pegar o mouse e embarcar em uma viagem literalmente vertiginosa: conhecer os maiores arranha-céus do planeta.

E o mais famoso deles, o Empire State Building (381 metros), é o que apresenta o site com mais recursos: o www.esbnyc.com.

Ele traz uma webcam com a vista de Nova York a partir do 103º andar do edifício. E é possível navegar pelo panorama nova-iorquino. O site tem um menu cujos itens são pontos conhecidos da cidade, como a Estátua da Liberdade e o Central Park. Ao clicar sobre algum deles, a câmera usa um efeito de zoom para mostrar o lugar visto a partir do prédio.

Uma curiosidade: o site tem uma página (www.esbnyc.com/coloringbook) com desenhos para colorir. E um deles retrata a cena em que o macaco gigante King Kong, do filme homônimo de 1933, escala o arranha-céu.

Outro edifício em que o gorila subiu (em uma refilmagem) foi o One World Trade Center -que, com 417 metros, tirou do Empire State o título de mais alto do mundo na década de 70. Para conhecer a vista que King Kong teve de lá, vá a http://iserve.wtca.org/view.html. A página mostra imagens ao vivo de uma webcam instalada no 77º andar.

Há outros arranha-céus célebres dessa cidade, como o Chrysler Building e o Rockefeller Center, com webcams. Confira em www.angelfire.com/home/iNetwork/NYC/nyc.html (seção Webcam views), que traz links para várias dessas câmeras.

Além dos edifícios, grandes torres também têm suas webcams. Confira em www-compat.tf1.fr/livecam/topfrance.htm, que traz uma câmera na Torre Eiffel (300 metros), em Paris, e em www.spaceneedle.com, com Seattle vista a partir dos 185 metros da torre Space Needle.

Rankings
Quem quer saber quais são os prédios mais altos do mundo conta com boas opções na rede.

Em www.skyscrapers.com, por exemplo, dá para encontrar edifícios pelas cidades onde eles ficam. Basta clicar em um mapa-múndi e selecionar algumas delas.

Se você escolher São Paulo, surgem 57 prédios listados por ordem de altura. Ao clicar no nome de algum deles, aparecem fotos e informações como o endereço e o ano de construção do edifício.

Outro site que vale uma visita é o www.worldstallest.com. Ele traz rankings com arranha-céus de cada uma das décadas do século 20 e links para dezenas de sites sobre o assunto. Para navegar, você clica em botões luminosos, iguais àqueles de elevadores.

Futuro
Pela rede, também dá para ter um aperitivo sobre como poderão ser os prédios de amanhã. Em
www.takenaka.co.jp/takenakae/techno/63sky/63sky.htm, você pode conferir detalhes do Sky City 1000, um edifício projetado para ser uma cidade vertical com um quilômetro de altura.

Outro site, o www.tdrinc.com/ultima.html, traz concepções artísticas e descrições do hipotético arranha-céu Ultima, que, se construído, teria cerca de 3.000 metros. Para um futuro ainda mais distante, há o X-Seed 4000 (www.taisei.co.jp/cge/sight/xseed/xseed.html): um prédio projetado para alcançar a assustadora altura de 4.000 metros.
(ALEXANDRE VERSIGNASSI)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página