Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2009 - 17h41

Serviço "escaneia" sorriso de funcionários ferroviários no Japão

Publicidade

da Reuters, em Tóquio

Servir com um sorriso não é mais só um slogan, uma vez que a alegria dos funcionários ferroviários japoneses agora deve ser checada toda manhã.

A empresa ferroviária Keihin Electric Railway adotou um sistema de "escaneamento de sorrisos" em 14 de suas estações de trem, e pede que seus funcionários verifiquem seus sorrisos na entrada.

Kai Pfaffenbach -12.jun.06/Reuters
Torcedora japonesa sorri durante a Copa do Mundo, em 2006; serviço "escaneia" e comenta os sorrisos de funcionários
Torcedora japonesa sorri durante a Copa do Mundo, em 2006; serviço "escaneia" e comenta os sorrisos de funcionários

O funcionário senta em frente a um computador, que conta com nada mais além de uma webcam, fazem o login e o sistema então julga o quão bem conseguem sorrir, ou dar um sorriso falso.

O sistema também faz comentários como "Seu sorriso vem melhorando" ou até "Sorria como se você estivesse feliz!"

Segundo a empresa, a intenção do sistema é melhorar a atitude dos funcionários com os usuários ao lhes dar um sorriso mais natural. Aqueles que vem usando o sistema concordam.

"Ele me ajudou muito a desenvolver um sorriso natural", disse Asami Takashi, 28, que usa o sistema.

A tecnologia usada faz parte de um pacote de software maior chamado Okao Vision, desenvolvido nos anos 1990 para câmeras digitais. Julgando pelo formato dos olhos e da boca das pessoas, e como eles mudam, o software pode discernir de tudo, desde idade a quão cansada a pessoa está.

O sistema também é usado em uma área de descanso de caminhões na ilha de Hokkaido, ao norte do país, para checar se caminhoneiros estão alertas o suficiente para continuar dirigindo.

O software também está sendo considerado para outros usos, desde carros ao marketing de produtos. Quando usado em um carro, o software pode analisar as características faciais de uma pessoa, julgar o quão cansadas estão ou se estão prestando atenção na estrada, e aconselhar o motorista.

O aplicativo também daria a marqueteiros uma quantidade de dados sobre o quanto uma pessoa realmente gosta do produto. Se a pessoa experimenta dois tipos de iogurte, o software poderia julgar suas características faciais para descobrir o quanto a pessoa gostou de cada um.

O programa ainda não é vendido no exterior, devido em parte às diferentes perspectivas sobre tecnologias de vigilância no Japão e em muitos países Ocidente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página