Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2001 - 15h09

Microsoft testa Windows XP para processador de 64 bits

Publicidade

da Folha Online

A Microsoft, fabricante do popular Windows para computadores pessoais, já testa uma versão do seu próximo sistema operacional, o Windows XP, para as plataformas de 64 bits do processador Itanium, da Intel.

Segundo informou a empresa, o Windwos XP 64-bit Edition estará disponível em outubro e deve ser lançado simultaneamente ao Windows XP para computadores comuns.

Tendo saído do papel, o Itanium e o Sledgehammer —ambos codinomes de processadores de 64 bits da Intel e da AMD, respectivamente— devem dar início a uma revolução nos computadores pessoais.

Os chips de 64 bits já são utilizados em grandes estações de processamento como as que mapearam o genoma humano, por exemplo. Com a mesma velocidade de clock (1 GHz, por exemplo) e em um mesmo período de tempo, eles processam muito mais informações que os chips de 32 bits, como o Pentium e o Athlon, normalmente utilizado nos computadores domésticos.

A Microsoft informou também que está trabalhando ao lado de mais de 300 fabricantes de hardware e software para dar suporte à plataforma de 64 bits assim que ela for lançada. "Temos laboratórios de migração de softs de 32 bits para 64 bits que funcionam a semana inteira", disse Brian Valentine, vice-presidente da divisão Windows.

Com a difusão dos processadores de 64 bits, espera-se que os computadores sejam mais ágeis para lidar com grande volume de comércio eletrônico e gráficos em três dimensões para TV Digital —além, claro, das aplicações científicas para desenho e análise em engenharia, por exemplo.

Clique aqui para ler o teste completo sobre as novidades do Windows XP na versão de 32 bits.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página