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01/06/2001
-
12h50
da Folha Online
O adoção de software gratuito para editar textos, planilhas, apresentações e e-mails fez com que o Metrô da cidade de São Paulo conseguisse uma economia média de R$ 500 mil por ano.
Segundo Gustavo Mazzariol, gerente de informática do Metrô, o pacote de aplicativos StarOffice, concorrente direto do Microsoft Office, é o principal responsável pela economia.
"O Office da Microsoft era bom, mas caro demais e possuía recursos além das nossas necessidades básicas. Por isso, procurávamos um novo produto, mais adequado e conveniente", afirma Mazzariol.
Desde 1997, o Metrô discutia alternativas com a Microsoft para atualizar o Office em cerca de 1.300 máquinas. Para cada micro, a atualização das licenças custaria US$ 300 por ano.
"É um produto livre e que tem um dono por trás, uma empresa por trás. Isso nos dá muita segurança", diz o gerente, ao se referir à Sun Microsystems, que fabrica o StarOffice.
O pacote de aplicativos, que possui softwares muito semelhantes aos populares Word, Excel, PowerPoint, Outlook e FrontPage, é compatível com diversos sistemas operacionais, inclusive Windows e Linux. Tem versão em português e pode ser baixado da internet (download de 70 Mbytes em www.sun.com/staroffice).
Mas nem tudo foram flores. Mazzariol teve que investir tempo e dinheiro em treinamento para todos os empregados do Metrô, destacou três pessoas de suas equipes para cuidar exclusivamente do StarOffice, criou apostilas, fez palestras e demonstrações.
Ele também gravou cerca de 8.000 CDs com o software e autorizou os empregados a instalarem o StarOffice em casa, para estimular o uso do programa e habituar os funcionários à nova interface.
O StarOffice é desenvolvimento e distribuído há mais de dez anos. O software roda nas plataformas Solaris, Windows, Linux e OS/2 e está disponível em oito idiomas. A versão mais atual, a 5.2, possui programas para edição de texto, criação de planilhas e apresentações, edição de imagens vetoriais e gráficos, agendas e tarefas, e-mail, banco de dados e criação de fórmulas.
Leia mais:
Integração com a internet é destaque do novo Office XP
Veja as novidades do Microsoft Office XP
Metrô de SP economiza R$ 500 mil por ano com software gratuito
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O adoção de software gratuito para editar textos, planilhas, apresentações e e-mails fez com que o Metrô da cidade de São Paulo conseguisse uma economia média de R$ 500 mil por ano.
Segundo Gustavo Mazzariol, gerente de informática do Metrô, o pacote de aplicativos StarOffice, concorrente direto do Microsoft Office, é o principal responsável pela economia.
"O Office da Microsoft era bom, mas caro demais e possuía recursos além das nossas necessidades básicas. Por isso, procurávamos um novo produto, mais adequado e conveniente", afirma Mazzariol.
Desde 1997, o Metrô discutia alternativas com a Microsoft para atualizar o Office em cerca de 1.300 máquinas. Para cada micro, a atualização das licenças custaria US$ 300 por ano.
"É um produto livre e que tem um dono por trás, uma empresa por trás. Isso nos dá muita segurança", diz o gerente, ao se referir à Sun Microsystems, que fabrica o StarOffice.
O pacote de aplicativos, que possui softwares muito semelhantes aos populares Word, Excel, PowerPoint, Outlook e FrontPage, é compatível com diversos sistemas operacionais, inclusive Windows e Linux. Tem versão em português e pode ser baixado da internet (download de 70 Mbytes em www.sun.com/staroffice).
Mas nem tudo foram flores. Mazzariol teve que investir tempo e dinheiro em treinamento para todos os empregados do Metrô, destacou três pessoas de suas equipes para cuidar exclusivamente do StarOffice, criou apostilas, fez palestras e demonstrações.
Ele também gravou cerca de 8.000 CDs com o software e autorizou os empregados a instalarem o StarOffice em casa, para estimular o uso do programa e habituar os funcionários à nova interface.
O StarOffice é desenvolvimento e distribuído há mais de dez anos. O software roda nas plataformas Solaris, Windows, Linux e OS/2 e está disponível em oito idiomas. A versão mais atual, a 5.2, possui programas para edição de texto, criação de planilhas e apresentações, edição de imagens vetoriais e gráficos, agendas e tarefas, e-mail, banco de dados e criação de fórmulas.
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