Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2001 - 05h21

Sites de encontros ajudam os solitários no Dia dos Namorados

Publicidade

ALEXANDRE VERSIGNASSI
HELOISA HELENA LUPINACCI
da Folha de S.Paulo

Imagine sua caixa de entrada abarrotada por mensagens de gente a fim de conhecer você. Difícil? Talvez não, caso você tente a sorte nos sites de encontros.

Todos eles funcionam de maneira semelhante. Primeiro, você descreve sua aparência, gostos e hábitos e faz um pequeno texto apresentando-se. Então, seu perfil ficará disponível para outros internautas.

Por exemplo: você diz que tem 20 anos. Aqueles que informaram ao site que querem conhecer pessoas de, digamos, 18 a 25 anos terão acesso ao seu perfil.

Os que gostarem da propaganda que você fez de si mesmo terão a opção de mandar-lhe mensagens. E isso pode vir a ser o começo de um relacionamento amoroso de verdade.

As chances de encontrar um par nesse tipo de página são muito maiores se você for mulher. Essa é uma das conclusões de um teste que a Folha fez com alguns sites que oferecem esse serviço -no caso, o Amigos Virtuais (www.amigosvirtuais.com.br), o Almas Gêmeas www.terra.com.br/almas (Almas Gêmeas), o Amor AOL (http://amor.americaonline.com.br) e o Par Perfeito (www.parperfeito.com.br).

Uma garota cadastrada nos quatro sites recebeu, em dois dias, mensagens de 42 pretendentes. O desempenho do garoto foi bastante aquém: apenas quatro e-mails no mesmo período.

Ao contrário do que a maioria das pessoas costuma pensar, os perfis que mais fizeram sucesso foram os "normais". Aqueles que descreviam estereótipos supostamente mais desejáveis, como a loira de academia ou o surfista "sarado", receberam menos mensagens que tipos descritos nos sites como um garoto de 1,74 m e cabelos castanhos que gosta de escrever e uma menina morena de 1,56 m, sem atrativos especiais, que costuma ir ao circo.

Então, para quem quiser cadastrar um perfil em sites assim, fica uma dica: seja o mais sincero possível. Afinal, propagandear que você é um Adônis ou uma Vênus, quando isso estiver longe da realidade, pode frustrar expectativas. Assim, relacionamentos virtuais que eventualmente dariam certo, mesmo se você tivesse se descrito de forma mais modesta, podem acabar não dando em nada.

Guerra dos sexos
Assim como em qualquer balada de sábado à noite, as táticas de aproximação virtual de meninos e meninas são bem diferentes. O nosso garoto recebeu mensagens discretas, que davam apenas uma brecha para que um eventual relacionamento começasse. Foram coisas do tipo: "Gostei do seu perfil e queria te conhecer melhor, me escreva".

A nossa musa virtual foi alvo de cantadas muito mais diretas. Veja só: "Estou à procura de uma namorada pra cuidar de mim, me dar carinho e muitos beijinhos; e ficar debaixo do cobertor no inverno e continuar comigo no verão". Ou pior: "Não sou sarado, mas dou um bom caldo. Quero beijos, afagos, sexo, sexo e sexo".

Mas não desanimem, meninas. Não há somente homens famintos na rede. Alguns mandam mensagens delicadas e sensíveis como esta: "Costumo estar sempre feliz e adoro deixar as pessoas felizes! Estou te esperando".
Enfim, a troca de e-mails é apenas o primeiro contato.

A partir daí, você pode mandar fotos, marcar encontros e, quem sabe, acabar passando o Dia dos Namorados bem acompanhado.

Brincadeira séria
Alguns sites de encontros, como o Almas Gêmeas e o Par Perfeito, afirmam ter centenas de milhares de pessoas cadastradas em seus bancos de dados.

E este último diz que seu número de usuários cresceu em quase 100% de outubro do ano passado até hoje. O canal de encontros Te Pego, do portal www.cidadeinternet.com.br, passou, segundo o site, de 12 mil para 40 mil cadastrados em cerca de um ano.

Sendo assim, por que tanta gente busca por um par na rede?

"A pessoa entra como se fosse uma brincadeira, mas sabendo que aquilo pode ter alguma consequência real", diz o psiquiatra Giancarlo Spizzirri.

"Além disso, as pessoas são bem menos tímidas na internet do que na rua".

Leia mais:
Sites de encontros ajudam no Dia dos Namorados
Confira alguns sites para namorados
Conheça as personalidades mais procuradas pela web
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página