Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2001 - 05h24

"Office XP" chega sem ouvir português

Publicidade

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
especial para a Folha

A Microsoft fez na semana passada o lançamento mundial da nova versão do "Office", mais vendido conjunto de programas para automação de escritórios -tem cerca de 250 milhões de usuários no mundo.

O "XP" (uma redução de "eXPerience") chega em português com novas funções, úteis especialmente para quem trabalha em grupo. Mas uma das novidades tecnológicas não estará disponível para os usuários brasileiros: o programa não reconhece comandos de voz em português.

"O português tem muitas pronúncias e não queremos entregar um produto com poucos recursos", disse Luiz Marcelo Moncau, diretor de marketing da Microsoft Brasil, durante a apresentação do programa.

O "XP" chega entendendo comandos em inglês, japonês e chinês (nas versões locais). A empresa diz ter intenção de ampliar o número de idiomas, mas não há um cronograma definido.

Conversas à parte, o pacote oferece maior integração entre os programas. O carro-chefe das novidades é o recurso chamado Marcas Inteligentes. São botões que aparecem durante a edição dos documentos do "Office". Ao serem clicados, ajudam o usuário, oferecendo alguma facilidade.

Por exemplo: se você está com um texto no "Word" e digita o nome de uma pessoa que esteja no catálogo de endereços do "Outlook", o "Word" mostrará uma lista de opções para inserir dados como endereço e e-mail.

A integração com a internet é grande. Você pode compartilhar seus documentos do "Office" na rede. Em qualquer programa do "Office", você pode salvar documentos em sites no portal da Microsoft, o MSN (www.msn.com). Esse procedimento cria um espaço de colaboração instantâneo no qual você pode compartilhar arquivos com outras pessoas.
Um documento do "Office" gravado como página da internet pode ser aberto pelo programa que o criou ou no "Internet Explorer".

Todos os programas do "Office" -"Word", "Excel", "PowerPoint" e "Outlook", na versão Standard, e mais o "Access", na Professional- contam, agora, com o Painel de Tarefas, que contém as operações mais comuns concentradas em um único lugar.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página