Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2001 - 17h58

Interface natural será a próxima revolução da informática, diz Microsoft

Publicidade

da Agência Lusa

A próxima grande revolução tecnológica vai ser a evolução para uma interface natural com o computador, que permitirá ao usuário falar com o aparelho na sua própria língua, segundo Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft.

O executivo número um da gigante norte-americano de software proferiu hoje uma conferência em Lisboa, subordinada ao tema "A Agilidade como Fator de Competitividade Empresarial".

"Dentro de cinco anos, quero que seja possível falar com o meu computador da mesma forma que hoje falo com a minha secretária", explicou Ballmer, que de manhã representou a empresa no lançamento da televisão digital interativa no país, desenvolvida sobre a plataforma Microsoft TV Advanced.

Mas, atualmente, a grande revolução em curso, sublinhou, é a passagem do padrão HTML para a "língua franca da Internet", o XML.

Ballmer comparou esta mudança à revoluções como o aparecimento dos PC, das interfaces amigáveis (como o Windows) e da internet.

Com o padrão HTML os internautas têm acesso apenas a imagens da informação, o que não lhes permite interagir com ela.

Já o XML vai permitir o acesso aos dados em si, tornando mais fácil a partilha e modificação da informação, uma funcionalidade que ganha relevância dentro das empresas.

Além disso, os dados podem ser acessíveis facilmente a partir de qualquer dispositivo: computador, televisão ou celular.

Sobre o fosso digital existente entre os países desenvolvidos e os em vias de desenvolvimento, Ballmer considerou que este vai ser um desafio difícil de ultrapassar.

"Vão passar muitos anos até que os habitantes desses países tenham acesso a computadores pessoais, até porque têm necessidades básicas mais importantes", sublinhou.

Quanto à expressão "nova economia", o executivo da Microsoft considera-a "assustadora", por pressupor que as empresas tradicionais não estão à altura dos novos desafios.

"Prefiro falar em novas oportunidades na economia que são aproveitadas pelas empresas existentes ou por start-ups", disse.

"A transformação mais importante que está a acontecer no negócio da Microsoft é que em vez de vendermos o software em caixas ou CDs, ele será comprado através da internet", explicou.

Aliás, uma das razões que segundo Ballmer explica o sucesso do Napster é o fato de a indústria fonográfica não ter percebido a tempo as necessidades dos consumidores, que passam por novas formas de armazenamento e partilha da informação, seja ela música ou software.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página