Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2009 - 08h04

Sistema operacional pré-instalado pode padecer de falhas e limitações

Publicidade

da Folha Online

Em vez do familiar Windows, grande parte dos computadores de baixo custo vem com o Linux. Apesar de ainda conviver com a má fama de pouco amigável, o sistema operacional gratuito tem ficado cada vez mais fácil de usar com o surgimento de novas distribuições.

Mas as versões do Linux pré-instaladas nem sempre recebem a devida atenção dos fabricantes. Algumas delas carecem de recursos básicos e estão desatualizadas demais --o que pode acarretar problemas de segurança.

Reprodução
Windows 7, novo sistema operacional da Microsoft; antigo Vista pode ser atualizado diretamente para o 7, via acordo da empresa
Windows 7, novo sistema operacional da Microsoft; antigo Vista pode ser atualizado diretamente para o 7, via acordo da empresa

Se você estiver insatisfeito com a distribuição Linux que veio no seu computador, pode instalar outras, como as gratuitas Ubuntu (www.ubuntu.com) e Fedora (www.fedora.com)

O Windows Vista, sistema mais recente da Microsoft, está prestes a ser aposentado em favor da nova versão, o Windows 7, com lançamento marcado para 22 de outubro.

Em alguns casos, não será preciso prorrogar a compra do computador para ter o novo sistema. A Microsoft fez um acordo com uma série de fabricantes permitindo a atualização gratuita do Vista para o 7 --por isso, antes da compra, certifique-se de que o PC participa desse programa. Em alguns casos, como o da Positivo, cobra-se uma taxa de R$ 29,90 para a atualização.

Uma das estratégias da Microsoft para combater o Linux e a pirataria é o Windows Vista Starter Edition, edição mais simples e barata, disponível apenas em países em desenvolvimento, como o Brasil.

O sistema tem uma série de limitações: só permite a execução de três programas ao mesmo tempo e não reconhece mais do que 1 Gbyte de memória RAM. Na edição Starter do Windows 7, essas limitações desaparecerão, mas ainda haverá restrições, como menos recursos visuais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página