Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2009 - 08h30

Robotec traz avanços da tecnologia para Curitiba

Publicidade

AMANDA DEMETRIO
da Folha de S. Paulo

A Robotec Fair 2009 (www.robotecfair.com.br), que ocorreu a partir de quarta-feira (21) em Curitiba, reuniu empresas para mostrar avanços na robótica em áreas como industrial, automotiva, telecomunicações e entretenimento.

A organização estima que 50 mil pessoas passariam pelo pavilhão de exposições do parque Barigui até domingo (25), quando as atividades serão encerradas.

Divulgação
Actroide, robô com feições de mulheres japonesas, pode imitar funções humanas como o piscar de olhos, a fala e a respiração
Actroide, robô com feições de mulheres japonesas, pode imitar funções humanas como o piscar de olhos, a fala e a respiração

A presença de robôs humanoides como o Actroide e o Nao está entre os destaques do evento.

Outro ponto importante é a sequência de oficinas e palestras organizadas por professores de instituições brasileiras como ITA e Unesp.

A programação concentra-se em temas como as competições de robôs, a produção de robôs de baixo custo e o uso da tecnologia robótica na educação.

Segundo Mahoko Kasuya, da organização do evento, uma das metas da feira é fazer com que os empresários se atentem ao que ocorre nas universidades e queiram investir em algum projeto.

Os interessados em visitar o local pagam R$ 12 (ingresso inteiro) para entrar no pavilhão, que fica aberto das 10h às 22h. O evento é voltado a estudantes (alunos de quinta a oitava séries de escolas públicas têm entrada gratuita), empresários e interessados na área.

Os humanoides

O Actroide, da Kokoro, uma divisão da Sanrio, é uma das presenças de destaque da feira. O robô, que tem versões em forma de jovens mulheres orientais desde sua primeira exibição, é capaz de imitar funções humanas como o piscar de olhos, a fala e a respiração.

Na feira, ele é mostrado com um sistema de reconhecimento de voz, para que possa interagir com os visitantes. Veja um vídeo com o Actroide trabalhando como recepcionista em bit.ly/roborecepcionista.

O Actroide tem a companhia de Nao, outro robô do tipo humanoide. Ele mede 55 centímetros de altura e tem sistema de reconhecimento de voz, câmera de vídeo e mãos capazes de manipular objetos.

Quem visitar a feira também pode ver o Robocar --um robô que vira carro-- e outras máquinas do tipo humanoide, como o Afuro, o Tokotokomaru e o KHR.

--------------------------------------------------------------------------------
ROBOTEC FAIR 2009

Entre 21 e 25 de outubro, das 10h às 22h, no pavilhão de exposições do parque Barigui de Curitiba; ingresso inteiro sai por R$ 12

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página