Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2001 - 04h59

Poder sobre links é constestado

Publicidade

da Associated Press

A nova versão do "Internet Explorer" será capaz de levar leitores de sites para outras páginas sem permissão prévia -ou até mesmo conhecimento- do dono do site. A nova característica, que ganhou o nome de Marcas Inteligentes, fará parte do sistema operacional "Windows XP".

Hoje, donos de sites têm controle absoluto sobre os links para outras páginas. Com o novo sistema, a Microsoft terá parte desse poder, apesar de donos de sites terem a capacidade de desabilitar esse mecanismo se quiserem.

Inicialmente, a Microsoft vai usar as Marcas Inteligentes para direcionar os usuários para nomes de empresas, faculdades, times de modalidades esportivas etc., segundo o gerente de produtos Greg Sullivan.

Enquanto o internauta surfa na rede, algumas palavras aparecem sublinhadas. Ao clicar sobre uma palavra, o usuário vai para um novo site, cortesia do "Explorer".

Links desportivos levarão o internauta diretamente para os sites oficiais dos eventos. Os links com o nome de empresas estarão disponíveis com um símbolo e guiarão os usuários ao site MSN, da Microsoft, que dará resultados de ações das companhias nas Bolsas.

Segundo o executivo, a nova característica virá desligada. Ou seja, os usuários vão poder escolher se querem ativá-la.

Segundo especialistas, essa tecnologia pode estragar sites. "É uma ameaça se você tem um site com conteúdo que pode redirecionar para o seu concorrente", disse o analista Chris Le Tocq.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página