Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2009 - 12h21

Sob desafios, Skype deve manter independência

Publicidade

da Reuters, em Nova York

Agora que o eBay superou um sério obstáculo em seus esforços para vender o Skype, o serviço de telefonia via Web precisa provar que consegue prosperar sozinho.

Desde sua criação, seis anos atrás, o Skype criou uma base de mais de 520 milhões de usuários registrados que utilizam o serviço gratuito via web para comunicação de voz, vídeo ou texto. No último trimestre apenas, 40 milhões de novos usuários foram registrados.

Divulgação
Tela do programa de voz sobre IP Skype, cuja venda foi definitivamente concluída
Tela do programa de voz sobre IP Skype, cuja venda foi definitivamente concluída

Ainda assim, o Skype enfrenta certos desafios. Um problema é a crescente concorrência de outros serviços de destaque, como o Google Voice, do Google.

Outra questão, talvez ainda mais séria, é que os consumidores cada vez mais usam celulares, em lugar de linhas fixas, para comunicação. Para o Skype, mais usado em computadores de mesa, isso significa a necessidade de realizar avanços rápidos no segmento de telefonia móvel.

Mas caso o Skype deseje se manter relevante, terá de fazê-lo sem o apoio de sua matriz, o eBay, que está vendendo uma grande participação no serviço a um grupo de investidores de capital fechado. Um processo que ameaçava torpedear o negócio foi resolvido por acordo na sexta-feira.

Por trás da venda está a ideia de que o eBay possa retornar ao seu negócio central --serviços de leilão e pagamentos on-line-- sem sofrer as distrações derivadas de administrar um serviço de telefonia.

O Skype, por sua vez, não terá de responder a uma grande empresa, que pode ter diferentes objetivos estratégicos, e será capaz de se concentrar em suas próprias perspectivas de crescimento.

"Isso muda as perspectivas", disse Marc Andreessen, co-fundador do grupo de investimento Andreessen Horowitz, que estará entre os acionistas do Skype quando o negócio for concluído.

Como companhia independente, "não haverá necessidade de gerar receita ou faturamento específico em um dado trimestre. O foco pode ser apenas o longo prazo", disse ele, em entrevista.

Andreessen identificou na telefonia móvel como área essencial de crescimento, e citou o lançamento de um aplicativo Skype para aparelhos como Apple iPhone como exemplo primário de seus esforços para esse fim.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página